Agosto de 2009 - Nº 15   ISSN 1982-7733  
exposicao40.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Espelho, espelho meu
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
PUC / SP

Onde a Água encontra a Terra" no MASP

Associe filosofia, literatura e história da arte à fotografia. Depois dê essa temática para três fotógrafos dos mais consagrados, Carol Armstrong, Fernando Azevedo e Leonardo Kossoy. Essa mistura pode ser conferida no Museu de Arte de São Paulo (MASP), na exposição Onde a Água Encontra a Terra, a partir de 19 de agosto até 11 de outubro.

Corpos d'Água, Carol Amstrong, Kingston/NJ-2005. Foto: Divulgação.

Fazendo uma conexão entre a presença da água na fronteira com a terra, marcantes na produção de cada um dos fotógrafos, ele propõe uma nova perspectiva temática para a abordagem da fotografia. A curadoria é de Paulo Herkenhoff.

Este projeto foi possível também pela sólida formação dos três protagonistas. Carol Armstrong é professora universitária, historiadora da arte e de fotografia e freqüentemente escreve na prestigiosa revista October. Fernando Azevedo é curador de exposições de fotografia, além de crítico de arte e ilustrador. O fotógrafo Leonardo Kossoy também é um eterno estudioso das artes, da literatura e da história.

 

Mikonos, Grécia. Leonardo Kossoy.Foto: Divulgação.

 

Carol Armstrong, nascida em Nova Jersey , atualmente é professora de história da arte da Universidade de Yale (EUA) e articulista da revista nova-iorquina Artforum. É considerada a maior autoridade dos Estados Unidos em estudos relacionados ao gênero feminino, como pensadora da feminilidade e sua representação na criação artística. Em 2005 realizou a exposição Pink, abordando especificamente com suas fotografias essa intercessão entre feminilidade e arte. Entre os prêmios que recebeu destaca-se o Guggenheim Fellowship  (1994-1995). 

 

Fernando Azevedo, carioca, é mestre em filosofia e história da arte pela City University de Nova York, com especialização em pintura pelo Pratt Institute, em Nova York. Com extensa carreira como curador de exposições de fotografia, crítico de arte e ilustrador, no entanto, Onde a Água Encontra a Terra  foi sua primeira participação em mostras. Já colaborou regularmente com as revistas Art Nexus e Arte Internacional, editada pelo Museu de Arte Moderna de Bogotá.

 

Leonardo Kossoy, paulistano, bacharel em direito com vivência no campo empresarial, desde os anos 60 dedica-se às artes através da qual, juntamente com a literatura, forma-se seu olhar fotográfico. Todo ano Kossoy fotografa pelo território do Mediterrâneo, estabelecendo relações entre luz, geografia, história da arte e fotografia. Expondo regularmente em Nova York , São Paulo e Rio de Janeiro, Desoriente: o Eu Nômade e  ESPANHAS/SPAINS foram seus mais recentes trabalhos no Brasil.

   

Exposição: Onde a Água Encontra a Terra    

Abertura, 19 de agosto, às 19h (convidados)

Até 11 de outubro de 2009 

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

Av. Paulista, 1.578 - São Paulo – SP.

Horário: terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h. A bilheteria fecha uma hora antes.

Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças para todos os públicos e de quarta a domingo para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.

Informações ao público: 11 3251 5644 . www.masp.art.br

 

 

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.