Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

COLÉGIO BANDEIRANTES

Endereço:
Rua Estela, 268 - Vila Mariana

São Paulo  - CEP - 04011-011

Tel: 11 5087 - 3500

www.colband.com.br

Cursos oferecidos:

Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

 

Proposta pedagógica:

O Colégio Bandeirantes tem como objetivo desenvolver equilibradamente processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança e habilitar o educando a atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

Desde as séries iniciais, o Colégio Bandeirantes desenvolve atividades que tornam o nosso aluno um estudante protagonista de seu processo de aprendizagem. Incentiva-se nele a curiosidade intelectual para que este aprimore sua capacidade de selecionar, analisar  e sintetizar informações, de modo a construir conhecimentos consistentes. Fundamentado nesse propósito, os cursos dão ênfase ao estudo aprofundado de Línguas, Matemática, Biologia, Física, Química e Ciências Humanas.

Com a intenção de facilitar a aquisição de conhecimentos, de exercitar a pesquisa, a habilidade de discriminar informações e, assim, fazer com que o aluno gradativamente conquiste sua autonomia intelectual, o Colégio utiliza variadas estratégias. Discussão contínua sobre a eficácia dos processos pedagógicos adotados, participação de profissionais especializados em diferentes áreas da Educação, constante preocupação com a difusão cultural e emprego de modernos recursos tecnológicos capacitam o nosso aluno não só para uma vivência escolar atuante  e produtiva, mas também ampliam o seu universo de conhecimento e influenciam significativamente na constituição de um cidadão sintonizado com a sociedade atual.

O nosso propósito de formação integrada valoriza o desenvolvimento de potencialidades intelectuais e afetivas dos nossos alunos, incentiva a prática da atividade física e desportiva, o que contribui para a construção de uma vida saudável, e propicia convivência colaborativa e respeitosa entre a comunidade escolar. Essas condições favorecem ao debate freqüente sobre normas que regem o nosso cotidiano com a finalidade de que estas sejam incorporadas de maneira consciente. São iniciativas que têm o objetivo de garantir valores humanitários, como o respeito e a tolerância às diferenças individuais, à diversidade étnica e religiosa, posturas que devem formar um cidadão adulto, responsável pela transmissão desses princípios e conseqüentemente  interessado em promover o bem-estar social.

A proposta pedagógica do Colégio Bandeirantes, resultado de longa experiência educacional, pode ser efetivada, porque a Escola investe em seus profissionais, altamente qualificados em instituições brasileiras e internacionais, e define procedimentos para a  atividade de seus educadores. Professores acompanham o cotidiano escolar, elaboram atividades específicas que atendem às necessidades acadêmicas particulares de cada aluno, diagnosticando possíveis problemas e sugerindo soluções para que os estudantes sintam-se preparados para superar os desafios que os estudos inevitavelmente impõem. Equipes especializadas dão atenção a alunos que, em alguma etapa da escolaridade, requeiram cuidados individuais em relação a aspectos emocionais, garantindo aos pais, sempre que necessário, orientações a respeito do desenvolvimento de seus filhos.

Assumindo o compromisso de educar para o exercício pleno da cidadania, criamos condições para que os estudantes construam independência intelectual, desenvolvam autonomia para  busca de conhecimento e sintam-se seguros para definirem suas escolhas profissionais.

Número de alunos: Aproximadamente 2.700.

Atividades extracurriculares:

Atividades manuais e virtuais, Projeto Biotecnologia, Oficina de Eletrônica, Oficina de Mecatrônica, Programa de Cidadania, Special English Program - SEP, Certificação Internacional em Línguas, Xadrez, Curso Livre de Teatro, Treinamentos esportivos, Olimpíadas Acadêmicas, Orientação ao Vestibular, Orientação Profissional, Projeto Artes Visuais, Viagens, Convites de cinema, Convites de teatro.

Inclusos na grade curricular: CPG: Convivência em Processo de Grupo (prevenção às drogas e orientação sexual), SPACE - São Paulo, Aprendizagem Compartilhada em Equipe.

Infra-estrutura:  

Laboratórios de Química, Laboratórios de Física, Laboratórios de Biologia, Laboratório de Ciências, Laboratório Multidisciplinar, Ginásio e Quadras poliesportivas, Cantina, Biblioteca, Anfiteatro, Sala ambiente de Línguas, Sala ambiente de Matemática.

Nota complementar

Programa Cidadania – Colégio Bandeirantes

O Programa Cidadania tem como objetivo oferecer ao aluno diferentes cenários de estudo para que ele possa protagonizar seu processo de aprendizagem, ou seja, ao lado da formação acadêmica, construir sua identidade social.

O Programa nasceu em 1996, de uma parceria com o jornalista Gilberto Dimenstein. A atual equipe multidisciplinar do Cidadania compõe-se de 15 professores, que desenvolvem um amplo leque de trabalhos, principalmente com alunos do ensino médio.

Na 2.a série, na área de Humanas, a reflexão sobre Cidadania também está inserida no currículo, através de um trabalho sistemático, que inclui encontros semanais entre pequenos grupos de alunos com professores-orientadores, a fim de produzir algum tipo de reflexão, que pode resultar na organização de um fórum de debates, numa exposição artística, na produção de artigos jornalísticos, entre outras possibilidades.

Em 2007, o programa tem como tema principal “ A Cidadania para a Cultura da Paz”. Neste primeiro semestre os alunos estão produzindo reflexões sobre temas diversos, como a relação do jovem com as mídias, com a questão da identidade, sua relação com o  corpo, a cidadania através do esporte, questão ambiental,  as ONGs. Segundo o nosso projeto, o segundo semestre será dedicado a um projeto de multiplicação dessas idéias entre os jovens.

 

ESCOLA PARTICIPANTE DA 7ª EDIÇÃO DO JJ
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.