Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
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VRG - Esteira ergométrica adaptada a ambiente virtual


Luis Felipe Miléo Sant´ana, Nikolas Jonathan Makiya Vichi

Ronaldo Vaqueli de Paula (Orientador)

Escola Técnica Professor Everardo Passos

São José dos Campos - SP

 “É um jogo que adaptamos a uma dessas esteiras de ginástica de academia. No começo queríamos fazer um jogo de realidade virtual e fomos adaptando essa idéia de uma maneira bem prática para a pessoa poder jogar e estimular a fazer exercício jogando”, explica Nikolas Jonathan, sobre como foi a idéia de desenvolver o projeto.

“O jovem acaba ficando muito tempo no vídeo game sem praticar esporte, nossa idéia foi tirar a pessoa do sedentarismo e passá-la para uma diversão que ao mesmo tempo fizesse um bem para a saúde”, completa Luis Felipe. Equipe JJ

Luis Felipe e Nikolas em seu estande na FEBRACE 2008. Foto:Gerardo Lazzari

O sedentarismo, considerado a doença do século, está relativamente associado às comodidades da vida moderna. Definido pela ausência de atividades físicas, o sedentarismo pode, além de trazer várias conseqüências para a saúde, favorecer o aumento de muitas doenças como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento de colesterol e infarto do miocárdio ou ainda atuar direta ou indiretamente na causa de morte.

Visando incentivar a prática de atividades físicas, a fim de amenizar as conseqüências do sedentarismo, desenvolvemos um jogo computacional e adaptamos uma esteira de caminhada com monitor, sensores e botões, capazes de capturar movimentos simples vindos do usuário como abaixar se, mover-se para esquerda e direita, correr com maior intensidade e, assim, transmiti-los a um computador para o processamento destas informações e transformá-las em comandos durante o jogo.

Desenvolvido utilizando somente softwares disponíveis gratuitamente na internet, o jogo consiste em o usuário atravessar um lugar cheio de obstáculos, no menor tempo possível, para que seja gerada uma pontuação através de seu desempenho. Pontuação que é então armazenada em um banco de dados, para que, posteriormente, possa ser feita uma consulta e para que seja formada uma lista com os nomes dos melhores jogadores. Com essa lista (ou ranking) muitos jogadores sentem-se desafiados a estar sempre jogando, o que em um ambiente freqüentado por diversas pessoas é um grande atrativo, principalmente aos mais jovens.

Muito importante também é o histórico do desempenho, onde o próprio usuário ou algum profissional da área de educação física pode verificar se está havendo melhoras ou pioras, e então adequar sua rotina de exercícios.

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