Setembro de 2008 - Nº 11     ISSN 1982-7733
convidado08.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cordel
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Bullying
Open section
Interchange
Contact us
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
 
Caracterização dos protagonistas

Trechos do livro Bullying escolar – perguntas e respostas, recém-lançado pela editora Artmed e escrito pela pedagoga Cléo Fante e pelo psicólogo José Augusto Pedra.

*A autorização da reprodução foi dada pela editora Artmed, exclusivamente para compor o conteúdo online do Jornal Jovem.

Como identificar as vítimas de bullying?

As vítimas típicas são aquelas que apresentam pouca habilidade de socialização, são retraídos ou tímidos e não dispõem de recursos, status ou habilidades para reagir ou fazer cessar as condutas agressivas contra si. Geralmente apresentam aspecto físico mais frágil ou algum traço ou característica que as diferencia dos demais. Demonstram insegurança, coordenação motora pouco desenvolvida, extrema sensibilidade, passividade, submissão, baixa auto-estima, dificuldade de auto-afirmação e de auto-expressão, ansiedade, irritação e aspectos depressivos. No entanto, é preciso salientar que o fato de algum aluno apresentar essas características não significa que seja ou venha a ser vítima de bullying.

(PERGUNTA 42, PÁGINA 59)

Qual o perfil das vítimas provocadoras?

São aqueles alunos que agem impulsivamente, provocando os colegas e atraindo contra si as reações agressivas, contra as quais não conseguem lidar com eficiência. Por isso acabam vitimizados. Geralmente, são imaturos, apresentam comportamento dispersivo e dificuldade de concentração. Alguns podem ser hiperativos, possuem “gênio ruim”, agem de maneira provocadora aos colegas e respondem de maneira ineficaz quando, em contrapartida, são atacados ou insultados. Apresentam comportamento irritadiço, provocador, irrequieto, buliçoso, dispersivo, ofensor; intolerante, de costumes irritantes e quase sempre são responsáveis por causar tensões no ambiente em que se encontram (Olweus, 1998).

(PERGUNTA 43, PÁGINA 59 e 60)

Quem são as vítimas agressoras?

São aqueles alunos que são ou foram vitimizados e que acabam reproduzindo os maus-tratos sofridos. Integram-se a grupos para hostilizar seu agressor ou elegem outra vítima como “bode expiatório”. Adotam as atitudes de intimidação das quais foram vítimas ou apóiam explicitamente os que assim procedem. Em casos extremos, são aqueles que se munem de armas e explosivos e vão até à escola em busca de justiça. Matam e ferem o maior número possível de pessoas e dão fim à própria existência.

(PERGUNTA 44, PÁGINA 60)

Como identificar os agressores?

São aqueles que se valem de sua força física ou habilidade psicoemocional para aterrorizar os mais fracos e indefesos. São prepotentes, arrogantes e estão sempre metidos em confusões e desentendimentos. Utilizam várias formas de maus-tratos para tornar-se populares, dentre elas as “zoações”, os apelidos pejorativos,expressões de menosprezo e outras formas de ataques, inclusive os físicos. Podem ser alunos com grande capacidade de liderança e persuasão, que usam de suas habilidades para submeter outro(s) ao seu domínio. Middelton-Moz e Zawadski (2002) dizem que muitos bullies vieram aperfeiçoando a intimidação desde que eram crianças. A ausência de intervenção, os sentimentos e as crenças dos que praticam bullying desde a infância se fortalecem e se enraízam. As práticas bullying durante as brincadeiras com outros amigos são apenas o início de um padrão de atitude que durante a vida culmina em violência doméstica e/ou assédio moral no trabalho. Para continuar com seu comportamento, os bullies necessitam de confusão, do medo e da sensação de impotência dos que pretendem transformar em suas vítimas, bem como de silêncio dos que estão ao seu redor.

(PERGUNTA 45, PÁGINA 60 e 61)

Quem são os espectadores?

Os espectadores representam a maioria dos alunos de uma escola. Eles não sofrem e nem praticam bullying, mas sofrem as suas conseqüências, por presenciarem constantemente as situações de constrangimento vivenciadas pelas vítimas. Muitos espectadores repudiam as ações dos agressores, mas nada fazem para intervir. Outros as apóiam e incentivam dando risadas, consentindo com as agressões. Outros fingem se divertir com o sofrimento das vítimas, como estratégia de defesa. Esse comportamento é adotado como forma de proteção, pois temem tornar-se as próximas vítimas.

(PERGUNTA 47, PÁGINA 61)

 

Clique abaixo e envie sua pergunta para o nosso convidado. Participe você também!

Envie esta notícia para um amigo

EDITORIAL

          Bullying           Como enfrentá-lo?

CONVIDADOS

Cleo Fante

Trechos do livro Bullying escolar:Perguntas e Repostas, Ed. Artmed

Dr. Lélio Braga Calhau

Dr. Lauro Monteiro

Dra. Juliana Gonçalves Pedreira e Dra. Paula Velloso Baptista Lemos

Daniele Vuoto

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.