Outubro de 2008 - Nº 12     ISSN 1982-7733
jovem54.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Som na caixa
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Politic
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

USP na Semana de Ciência e Tecnologia começa com apresentação de percussão e globo gigante

André Cabette Fábio

18 anos, Jornalismo USP

Equipe do Museu de Ciências da USP

São Paulo - SP

 

Praça do Relógio - USP. Foto: Nivaldo Saraiva

 

Na segunda-feira, 20 de outubro, a Praça do Relógio amanheceu um pouco diferente. Um palco e sete tendas brancas se espalhavam pelo concreto causando estranhamento entre os estudantes acostumados a vencer a distância entre uma ponta e outra da Praça em direção a suas faculdades ou ao popular “bandejão”, o restaurante universitário da USP. Logo esqueletos de homens, primatas, e até mesmo de um grande cavalo, seguidos por uma variedade de equipamentos começam a ser transportados para dentro das tendas que os abrigariam pelos próximos cinco dias. Para completar o quadro, um grande balão em formato de baleia, trazido pela parceria entre o Greenpeace e o Instituto Oceanográfico da USP, cresce e se avoluma, reclamando seu espaço ao lado da Torre do Relógio. São os preparativos para o evento “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, 2008. Este evento integrado, é coordenado pelo Museu de Ciências da USP, e insere a Universidade de São Paulo, no evento maior “Semana Nacional de C&T”, promovida anualmente pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e que ocorre no país inteiro durante sete dias do mês de outubro.

 Grupo de Taiko. Foto: Nivaldo Saraiva

Pouco antes das 13h00, os arredores do palco, que até então estavam vazios, começam a se agitar. Uma procissão de jovens vestindo roupas tradicionais japonesas descarrega aos poucos tambores, flautas e gongos. É o grupo de taiko, antiga arte de percussão japonesa da Associação Brasileira de Taiko. Logo alguns universitários vão parando, colocando suas mochilas no chão, curiosos para ver o que estava acontecendo. Outros, mais bem informados, querem mesmo ver a apresentação. É o caso de Douglas, estudante do IME, Instituto de Matemática e Estatística. “Estou aqui porque meu amigo é vidrado em taiko”.

  Santos Dumont e o globo. Foto: Nivaldo Saraiva

Cerca de duzentas crianças vão tomando seus lugares em frente ao palco, multiplicando a movimentação enquanto professoras fazem o máximo para controlá-las. São algumas das beneficiadas pelos vinte ônibus que o Museu de Ciências disponibilizou durante toda a semana para colégios públicos da Grande São Paulo. Quando tudo parece mais ou menos em ordem, voltam a se agitar. O culpado pela comoção é um enorme globo terrestre que emerge de uma das menores tendas. Os estudantes gritam e correm ao redor da grande esfera enquanto um Santos Dumont luta para carregá-la até o lado direito do palco. Ao mesmo tempo, cerca de vinte cadeiras são posicionadas especialmente para acomodar deficientes visuais da E. E.  Dorina Nowill, convidados especiais do Museu de Ciências da USP. É o segundo ano que acompanham o evento “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, interagindo com uma sensibilidade diferente da maioria das outras pessoas. A audição é privilegiada e complementada com o tato aos tambores após a apresentação, preenchendo o espaço do olhar.

 

Próximo a 13h10, com tudo montado, a Profª.Dra. Elisabete Braga toma a palavra. Ela é diretora do Museu de Ciências da USP, que em conjunto com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Prefeitura do Campus da Cidade Universitária, foram os responsáveis pela realização do evento, juntamente com as Unidades,  Órgãos e Acervos da USP que participaram e que se espalharam por toda a Praça do Relógio.

 

“Eu tenho a honra de fazer a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a USP se uniu para participar de uma forma integrada desse evento” começou a professora. Agradeceu a todos os Departamentos e Acervos da USP. “O Museu de Ciências da USP articula o evento, se certificando de que toda a estrutura necessária seja disponibilizada e que cada peça se encaixe, permitindo que cada participante da USP preencha  a Semana, montando atividades e estandes e contando com alunos, docentes  e funcionários de cada Instituição e também com os monitores disponibilizados pelo Museu de Ciências da USP, cabeças que dialogam com os visitantes e realizam os experimentos que enchem seus olhos”.

 Profª. Elisabete, prof. Adilson, profª. Márcia, prof. Abrahanson, prof. Mikiya.

Foto: Nivaldo Saraiva

Ao lado do prefeito do Campus, Prof. Dr. Adilson Carvalho, da Profª. Dra. Márcia Ernesto, diretora do Instituto Astronômico e Geofísico e do Prof.Dr. Abrahanson, da Academia de Letras de São Paulo, finalizou: “temos uma parceria com a nossa prefeitura do Campus que nos ajudou a montar toda a estrutura, temos uma parceria com a Sabesp que está fornecendo água pra todos nós, temos convidados especiais como Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), além de convidados que farão uma homenagem ao centenário da imigração japonesa com uma apresentação muito bonita de Taiko”. O som vigoroso de tambores, flautas, gongos e vozes só era interrompido pelos aplausos entusiasmados da platéia – alguns chegavam até a gritar “parabéns”. O Taiko é apenas uma entre várias outras atividades do evento “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” 2008, em comemoração ao centenário da imigração japonesa. Ainda estão previstas oficinas de origami, takô (pipas) e ikebana, arte japonesa de arranjos florais.

 

Após a apresentação, a profª. Elisabete proferiu mais algumas palavras e convidou as crianças para se espalharem pela Praça do Relógio para conversarem com Santos Dumont, personagem convidado pelo ex-aluno da Física, Ricardo Jacob, que também trouxe um enorme globo terrestre que circulou pela Praça. Entre os dias 20 a 24 a Cidade Universitária recebeu estudantes de todas as partes de São Paulo. A escola E. E. Dorina Nowill não ficaram de fora, acompanhados por monitores do Museu de Ciências da USP e pela própria Elisabete, interagiram com as atividades à sua própria maneira.

O Museu de Ciências da USP que recebeu, articulou e coordenou as atividades do evento “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” é órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e apresenta maiores informações sobre o evento e outras atividades que coordena em www.museudeciencias.usp.br.

 

Envie esta notícia para um amigo

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.