Outubro de 2008 - Nº 12     ISSN 1982-7733
jovem53.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Som na caixa
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Politic
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Evolução & Diversidade foi o tema da Semana Nacional de C&T 2008

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu entre os dias 20 a 26 de outubro e contou com a participação de várias instituições de ensino do país. As atividades são voltadas para a divulgação da ciência e da tecnologia bem como para a discussão de seus impactos na vida de todos e no desenvolvimento do Brasil.

O evento é realizado no Brasil desde 2004. Só em 2007, foram quase 10.000 atividades, em cerca de 400 cidades e 1.400 instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas participaram do evento.

A coordenação geral é de responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social. Mas a organização e a realização da SNCT conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T nos estados e municípios do todo o país.

O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto de diversas pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Várias atividades acontecem por todo o país durante a SNCT: feiras de ciência, concursos, oficinas, cursos e palestras; dias de portas abertas em instituições de pesquisa; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; ciência itinerante; produção e distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição e produção de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas de divulgação em rádios e TVs sobre temas de C&T; atividades envolvendo ciência, cultura e arte etc.

As instituições que participam da SNCT são as mais diversas: Universidades e institutos de pesquisa; escolas públicas e privadas; centros e museus de ciência e tecnologia; entidades científicas e tecnológicas; secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia e de educação; fundações de amparo à pesquisa; parques e jardins botânicos; comissões de C&T das casas legislativas; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; entidades da sociedade civil; todos os setores e pessoas interessadas.

USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008

A USP é mais um dos lugares onde ocorreram as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Coordenação do evento foi feita pelo Museu de Ciências da USP. 

A programação da “USP na Semana”  apresentou  diversas atividades em diferentes Unidades, Museus, Parques, na capital e no interior do Estado de São Paulo, onde a Universidade possui campi. O evento é voltado para o público em geral, mas com muitas das atividades dirigidas aos professores e alunos das redes pública e privada.

A Praça do Relógio, símbolo da Universidade, foi palco de várias dessas atividades e recebeu muitos jovens, crianças e escolas que vieram desvendar e aprender mais sobre o fascinante mundo da ciência.

 

Envie esta notícia para um amigo

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.