Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp01_celulas.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

DNA para que te quero!


Você consegue imaginar quantos milhões de frações de DNA possui uma célula? Uma iniciativa do Instituto de Biociências - CEGH/IB organizou um mini-laboratório durante a “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008” que tinha como objetivo mostrar para milhares de estudantes do ensino fundamental um pouco mais do que apenas a teoria sobre o DNA. Pensou em um grande espaço, com equipamentos modernos e tubos de ensaio? Está muito enganado.

 

Utilizando poucos ingredientes (todos comuns em nosso dia-a-dia), a monitora Ana Paula Aidar de Oliveira conseguiu extrair o DNA de células, e mostrar um pouco da estrutura das células. Como exemplo de extração de DNA, Ana Paula utilizou grãos de ervilha na experiência. Ficou curioso? Então anote aí a receita. Tudo o que você vai precisar é de um copo de ervilhas, um copo de água, uma colher de sopa de sal, uma colher de detergente e uma colher de sopa álcool.

 

Junte a ervilha, a água e o sal e bata em um liquidificador por 10 segundos. O sal faz com que todas as moléculas de DNA fiquem juntas por causa de sua carga positiva, já que o DNA possui carga negativa e tem a tendência de se repelir. E por que o DNA precisa ficar todo junto? Porque ele é tão pequeno, mas tão pequeno que precisa muitas moléculas de DNA para que nós possamos enxergar a olho nu. Depois de batido, acrescente uma colher de sopa de detergente, que tem o poder de romper a membrana do núcleo, permitindo que o DNA se libere.

 

Pronto! Depois de mais ou menos 5 minutos em descanso, a solução já está pronta para ir para o tubo de ensaio. Acrescente uma colher de sopa de álcool na mistura. Sabe qual é a função do álcool? Como ele não se mistura com o DNA, facilita a visualização das moléculas. Pronto! Depois de alguns minutos você já consegue ver o DNA.

Bem interessante não é? Mais uma vez a “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008” foi o maior sucesso. Não perca a próxima edição! Este ano, o evento aconteceu de 20 a 24 de outubro, na Praça do Relógio. A Cidade Universitária está de portas abertas para você: venha também e conheça os museus e eventos que a Universidade abriga.  

 

Susan Togashi

Veja o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPERIMENTOS

Semana C&T

USP

Ciência na Praça

Instituto de Física-USP

Ciência ao vivo

Estação Ciência

Sangue doce?

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP

DNA pra que te quero!

Instituto de Biociências - CEGH/IB - USP

Conhecendo as células-tronco

Instituto de Biociências - CEGH/IB - USP

Matemática divertida, é possível!

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.