Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp01_cienciaaovivo.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Ciência ao vivo


O projeto "Ciência ao Vivo" é uma iniciativa da Estação Ciência em parceria com a UNESP de Guaratinguetá e Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo que contou com o patrocínio do CNPq.  Visa uma abordagem introdutória e atualizada do conhecimento científico, procurando complementar o ensino formal a partir de um enfoque prático, motivador e participativo.

 

Os experimentos objetivam auxiliar o ensino de ciências e matemática, e foram desenvolvidos para serem levados às escolas, feiras ou exposições de ciências, como um instrumento de apoio ao ensino de ciências e matemática. Cada kit contém uma ou duas experiências que abordam um determinado tópico de ciências ou matemática com instruções de utilização e explicações dos conceitos a serem aprendidos.

Vinte e cinco kits compõem a área de ciências, contemplando temas como ótica, termodinâmica, física moderna, eletricidade e eletromagnetismo, e em cinco kits, temas da Matemática: jogos, geometria, probabilidade, álgebra etc. A Estação Ciência, que desenvolve um trabalho de reconhecida importância no ensino de ciências, gerencia o empréstimo desses kits a professores e escolas interessadas.

Conheça alguns experimentos

Globo de plasma

 

Como funciona

Quando a chave é ligada, raios se formam no globo entre o terminal central e a sua parede interna; ao encostar um dedo ou a palma da mão no globo uma concentração de raios é formada nessa região. Se colocarmos a lâmpada fluorescente junto ao globo ela acende.

 

Veja a explicação

O globo contém gás rarefeito e o terminal central está ligado a uma fonte de alta tensão (10 kV) e alta freqüência (20 kHz), que emite ondas eletromagnéticas.  Essas características da fonte tornam a parede do globo uma espécie de capacitor - a faces interior e exterior dessa parede equivalem às placas desse capacitor. Os elétrons do terminal são acelerados para a face interior da parede do globo - nessa travessia arrancam elétrons das moléculas do gás nele contido e criam um plasma luminoso, O dedo ou a mão junto à parece externa concentram o fluxo de elétrons para essa região. As radiações eletromagnéticas atuam diretamente sobre o revestimento interno da lâmpada fluorescente tornando-o luminoso.

Ilusão de óptica (Miragem)

 

Como funciona

Olhe na direção da abertura superior − você verá a imagem de um porquinho aparentemente apoiado na superfície espelhada. Tente tocar nesse objeto. Cadê ele? Sumiu? Existe ou é uma miragem?

 

Explicação

Há dois espelhos côncavos apoiados nas suas bordas como dois pratos fundos. Os raios de luz provenientes do objeto refletem-se na face do espelho parabólico superior e, em seguida, no espelho parabólico inferior, onde o objeto está apoiado, e convergem formando uma imagem real tridimensional do objeto na região acima da abertura. Os raios de luz provenientes dessa imagem ao atingirem os olhos do observador fazem com que ele a veja como se o próprio objeto estivesse no ponto de convergência dos raios de luz.

 

  * Prof. Alberto Gaspar da FEG-UNESP é o autor do projeto e dos textos das maletas e Carmen Ruiz coordenadora da monitoria da Estação Ciência

Veja o vídeo >>>

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPERIMENTOS

Semana C&T

USP

Ciência na Praça

Instituto de Física-USP

Ciência ao vivo

Estação Ciência

Sangue doce?

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP

DNA pra que te quero!

Instituto de Biociências - CEGH/IB - USP

Conhecendo as células-tronco

Instituto de Biociências - CEGH/IB - USP

Matemática divertida, é possível!

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.