Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp01_sanguedoce.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Sangue doce?


Profª. Drª. Elisabete S. Braga G. Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Você sabia que o sangue tem um teor de açúcar que serve para atender as necessidades do seu organismo e, toda vez que esse teor baixa, o cérebro percebe e pede para que mais açúcar seja liberado no sangue? Com o auxílio da insulina natural do organismo, nós conseguimos aproveitar bem o açúcar que está no sangue.

 

Algumas pessoas têm dificuldade em utilizar esse açúcar porque produzem insulina em quantidade insuficiente. Nesta situação, o cérebro sente falta de açúcar, mesmo que esteja presente no sangue. Assim o cérebro manda liberar mais açúcar, daí o sangue fica muito doce e a pessoa apresenta uma doença chamada diabete. A diabete é uma doença muito comum e as pessoas demoram a percebê-la.

Foto: Nivaldo Saraiva  

A Faculdade de Ciências Famacêuticas da USP de Ribeirão Preto veio até a Praça do Relógio, lá de longe, para fazer o exame em adultos e crianças de modo a orientar o tratamento e alertar para esta doença que quando tratada pode ser controlada facilmente. No ano passado foram detectadas algumas crianças com diabete na praça, e as professoras foram orientadas para comunicar aos pais a necessidade de novos exames e acompanhamento. Este serviço de saúde pública voltou à praça e foi executado de uma forma muito simples, com uma punção muito pequena, não dava nem tempo de dar gritinho. Foi usado um equipamento automático por profissionais de alta capacitação, diz a profª. Regina. Os visitantes que se submeteram espontaneamente ao teste saíram com seus certificados com o valor de glicose em seus sangues.

 

A novidade deste ano foi a avaliação da pele. Diante do enorme calor que estava fazendo em São Paulo, e sobretudo na Praça do Relógio, muita gente apresentou baixo grau de hidratação da pele. Na verdade, as condições de hidratação do corpo revelam se a pessoa está satisfazendo sempre a necessidade de água pelo organismo, o que dá um bom grau de hidratação da pele e adia o envelhecimento. Como complemento da avaliação foi recomendado o uso de hidratantes para aumentar o grau de umidade da pele, grande protetora de todo o nosso corpo.

 

Veja o vídeo >>>

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPERIMENTOS

Semana C&T

USP

Ciência na Praça

Instituto de Física-USP

Ciência ao vivo

Estação Ciência

Sangue doce?

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP

DNA pra que te quero!

Instituto de Biociências - CEGH/IB - USP

Conhecendo as células-tronco

Instituto de Biociências - CEGH/IB - USP

Matemática divertida, é possível!

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.