Profª. Drª. Elisabete S. Braga G. Saraiva
Diretora do Museu de Ciências da USP
Você sabia que o sangue tem um teor de açúcar que serve para atender as necessidades do seu organismo e, toda vez que esse teor baixa, o cérebro percebe e pede para que mais açúcar seja liberado no sangue? Com o auxílio da insulina natural do organismo, nós conseguimos aproveitar bem o açúcar que está no sangue.
Algumas pessoas têm dificuldade em utilizar esse açúcar porque produzem insulina em quantidade insuficiente. Nesta situação, o cérebro sente falta de açúcar, mesmo que esteja presente no sangue. Assim o cérebro manda liberar mais açúcar, daí o sangue fica muito doce e a pessoa apresenta uma doença chamada diabete. A diabete é uma doença muito comum e as pessoas demoram a percebê-la.

Foto: Nivaldo Saraiva
A Faculdade de Ciências Famacêuticas da USP de Ribeirão Preto veio até a Praça do Relógio, lá de longe, para fazer o exame em adultos e crianças de modo a orientar o tratamento e alertar para esta doença que quando tratada pode ser controlada facilmente. No ano passado foram detectadas algumas crianças com diabete na praça, e as professoras foram orientadas para comunicar aos pais a necessidade de novos exames e acompanhamento. Este serviço de saúde pública voltou à praça e foi executado de uma forma muito simples, com uma punção muito pequena, não dava nem tempo de dar gritinho. Foi usado um equipamento automático por profissionais de alta capacitação, diz a profª. Regina. Os visitantes que se submeteram espontaneamente ao teste saíram com seus certificados com o valor de glicose em seus sangues.
A novidade deste ano foi a avaliação da pele. Diante do enorme calor que estava fazendo em São Paulo, e sobretudo na Praça do Relógio, muita gente apresentou baixo grau de hidratação da pele. Na verdade, as condições de hidratação do corpo revelam se a pessoa está satisfazendo sempre a necessidade de água pelo organismo, o que dá um bom grau de hidratação da pele e adia o envelhecimento. Como complemento da avaliação foi recomendado o uso de hidratantes para aumentar o grau de umidade da pele, grande protetora de todo o nosso corpo.
Veja o vídeo >>>
Envie esta notícia para um amigo
|