Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_interior_painel03.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Zootecnia e Engenharia de Alimentos: o que é?


Campus de Pirassununga

Campus de Pirassununga. Foto: USP

Eu na USP Jr é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com coordenação geral do Museu de Ciências e participação das Unidades e dos Órgãos da USP. O projeto levou vários jovens do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, para conhecer unidades da USP em São Paulo e no interior. A semana do EU na USP Jr. foi realizada entre os dias 27 a 31 de julho. Confira os vídeos, fotos e textos sobre o evento!

Você sabe o que é Zootecnia? A Faculdade de Zootécnica e Engenharia de Alimentos (FZEA) de Pirassununga foi uma das unidades da USP participantes da semana EU na USP Jr. 2009. Mas afinal de contas, o que é zootecnia? Alguém arrisca?

 

O zootecnista é aquele especialista em criar e estudar o controle e a reprodução, aprimoramento genético e tratamento de animais, com fins comerciais. Por exemplo, é o zootecnista que realiza estudos para criar ovos sem colesterol ou desenvolve um tipo de criação de suínos que possuem uma carne com menos gordura. Mas atenção: o zootecnista não é um veterinário, mas busca sempre melhores resultados para o tratamento e reprodução animal e por isso está tão ligada à Engenharia de Alimentos.

 

A Engenharia de Alimentos estuda todos aqueles processos delicados e precisos de higienização e armazenamento dos alimentos. Vai desde a fabricação, o transporte, seleção de matéria-prima e o desenvolvimento de embalagens seguras e práticas. Você imaginou que a USP oferecia cursos como estes?

 

Os jovens que participaram da semana EU na USP Jr. também ficaram surpresos com tantas novidades. Conheça você também um pouco mais sobre esse campus da USP e Pirassununga!

 

Higiene dos alimentos e o cuidado com animais em Pirassununga 

Numa manhã de quarta-feira conhecemos o professor Walter Velloso, responsável pelas atividades do programa EU na USP Jr. em Pirassununga. O Jornal Jovem foi conversar com o coordenador para saber qual foi a programação na cidade, que apesar de ser pequena, possui o maior campus, já que é em Pirassununga que fica localizada a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Como muitos animais vivem ali, nada mais natural que o campus se pareça mais com uma fazenda do que com uma universidade propriamente dita. 

Foto de despedida dos jovens participantes da Semana.

Apesar das dificuldades para levar os jovens de ensino fundamental até o campus, os esforços foram retribuídos em forma de resultados positivos. De início, poucos jovens se inscreveram no projeto, mas o professor Walter e sua equipe não desistiram! Visitaram as quinze escolas existentes na cidade em busca de inscrições, que após a medida, ultrapassou o limite máximo de inscrições. Ufa, que trabalho mais nobre! 

O feedback foi muito interessante. Muitos gostaram das atividades em que conheciam animais, tinham contato direto com bezerros e vacas, alguns dizendo até que gostariam de morar no campus da USP. Bingo! O projeto cumpriu com seu objetivo, já que a ideia é que os jovens se aproximem cada vez mais da USP e que percebam que a universidade pública é muito mais acessível do que parece.

 

Entre uma brincadeira e outra, os participantes ainda aprenderam os processos de higiene que precisam ser seguidos ao cozinhar, além de eles mesmos fazerem Nuggets, aqueles famosos frangos empanados que eles tanto gostam. Levar para casa foi apenas um detalhe entre tanta farra e energia para gastar. 

“Muitos pais contribuíram para o sucesso do evento, pois alguns deles andavam mais de 8 km de bicicleta para levar o filho ao campus, e depois encaravam mais 8 km de bicicleta para voltar para casa”, afirma o professor Walter Velloso. Durante a semana do EU na USP Jr, as crianças também utilizaram microscópios. Muitos ainda não haviam tido a oportunidade de ter contato com o instrumento. 

Na seção Júnior no JJ você pode ler os depoimentos de alguns desses jovens. Clique e entenda melhor como foi essa festa!

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 

EU NA USP JR

INTERIOR

CAMPUS PARTICIPANTES

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.