Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_interior_painel04.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

USP São Carlos aproxima ciência e cultura para a comunidade


Campus de São Carlos

 

 Fotos extraídas do site da universidade

 

São Carlos possui grandes projetos que integram a comunidade. Com o objetivo de aproximar a Universidade de São Paulo dos jovens, o campus abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (o CDCC), promovendo atividades e abrindo suas portas para receber visitantes. No mês de julho, o campus de São Carlos recebeu 45 estudantes do ensino fundamental para fazerem parte da semana EU na USP Jr., preparando atividades durante toda a semana de visita.

Uma das atividades que mais chamaram atenção dos jovens foi a oficina sobre o Som. “Aprendi muitas coisas, como o efeito Doppler, a velocidade do som, o porquê que acontece o som e como o som se espalha”, disse uma aluna da 8ª série. Disposto no Jardim da Percepção estava uma exposição de biologia, experimentos de física e matemática além da própria oficina de som. Tudo isso planejado para que os jovens participassem do módulo “Explorando o CDCC”.

“O segundo módulo foi ensinarmos os destinos de resíduos sólidos e depois levamos todos eles para visitar o aterro sanitário da região, além da zona de compostagem e a central de coleta de lixo”, diz Silvia Martins, membro do CDCC. Apesar dos desafios, as 45 vagas disponibilizadas para o evento foram preenchidas. As inscrições ultrapassaram as 60 inscrições afirma Silvia.

Mas uma das atividades que também deixaram os participantes fascinados foi o Observatório Astronômico, onde eles puderam espiar o céu e seus planetas. “O maior desafio foi envolvê-los nas atividades, já que o público é do ensino fundamental”, explica Silvia quando fala sobre as várias atividades lúdicas desenvolvidas pelo campus.

 

Todos tiveram diversas novidades para contar quando chegaram em casa, e muitos deles deixaram pequenos depoimentos do que acharam do dia no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP aqui no Jornal Jovem. Confira na seção Júnior no JJ.

Ainda no mês de setembro o CDCC realizou a Olimpíada Regional de Ciências 2009. O tema deste ano é “O Sistema Solar”. Você que mora na região, fique atento, pois o concurso de desenho, já tradicional em todos os anos, para alunos de 5ª a 8ª série continua!

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 

EU NA USP JR

INTERIOR

CAMPUS PARTICIPANTES

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.