Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_interior_painel02.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Um brasão na Escola Superior de Agricultura


Campus de Piracicaba

 

Você sabia que a Escola Superior de Agricultura da USP de Piracicaba, chamada “Luiz de Queiroz”, possui um brasão? Sim! É a imagem da deusa da agricultura e da fertilidade da terra, Ceres. Sua imagem consta em todas as peças que identificam a instituição, além de ser invocada em seu hino. A obra que deu vida a Deusa Ceres na Escola foi desenhada em 1935, um ano após a ESALQ ter sido incorporada pela USP para sua criação, por José Wasth Rodrigues, artista gráfico e plástico. O brasão original fica na sala do Diretor da Escola e a inscrição original descreve a obra em português arcaico.

 

Nada mais natural para quem estuda a agricultura e os alimentos. Isso ficou evidente durante a semana EU na USP Jr., onde os jovens puderam aprender mais sobre plantações de café e outras técnicas de plantio e cultivo. Tudo isso em um campus que mais se parece com uma grande fazenda de estudos. Além de aprenderem muito, os participantes ainda puderam aproveitar o ar puro do campo e a tranquilidade da região ao ar livre. Como em quase todos os campi, a maioria do pessoal nunca tinha tido a oportunidade de conhecer a Escola Superior de Agricultura, por isso o passeio foi ainda mais especial.

 

Acompanhe a entrevista que fizemos com a Chefe da Seção de Atividades Culturais - Museu e Centro de Ciências, Sueli Pereira Nunes Silva. Ela contou com mais detalhes o que aconteceu de interessante por lá.

Conhecendo melhor a ESALQ 

Foram diversas as atividades realizadas durante a semana EU na USP em Piracicaba. Conversamos com a Chefe da Seção de Atividades Culturais - Museu e Centro de Ciências, Sueli Pereira Nunes Silva, para saber o que rolou por lá e contar para os leitores do Jornal Jovem. Lá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ USP (ESALQ) todo mundo pôde aprender sobre uma das culturas mais tradicionais do Brasil – o café, e ainda a importância da energia solar para a produção de energia elétrica sem agredir drasticamente o meio ambiente.

Confira nosso bate-papo com Sueli: 

Jornal Jovem - Qual a importância desse programa para os jovens da região?
Sueli Silva -
A proposta é colocar a Universidade de São Paulo no imaginário destes alunos da rede oficial de ensino, despertando-lhes a curiosidade pelo conhecimento nas diversas áreas do ensino e irradiar essa curiosidade aos seus colegas.

JJ- Quais foram as principais atividades desenvolvidas em Piracicaba?
Sueli - Realizamos um programa para os jovens conhecerem a história da ESALQ, o que envolveu a visita ao Museu Luiz de Queiroz que atualmente abriga a exposição "As Virtudes do Café". Eles também conheceram o funcionamento das máquinas de agricultura e fizeram a prova de café. Depois, aula prática no laboratório do Departamento de Agroindústriae Alimentos, produzindo cilagem e tomate seco.


JJ - Como foi a receptividade dos jovens ao projeto EU na USP?
Sueli - Obtivemos grandes surpresas, muitos não sabiam o que era o dia-a-dia em uma universidade e a oportunidade de vivenciar esta experiência foi muito produtiva. Alguns até manifestaram interesses e perguntaram sobre os cursos da ESALQ, querendo voltar na próxima edição do programa. Muitos alunos, vindos de bairros distantes, não conheciam os prédios do Campus e ficaram extasiados.

JJ - Quais foram os pontos altos do evento?
Sueli - As atividades foram desenvolvidas em dois departamentos diferentes. A participação foi ativa, permitindo que eles conhecessem a história de criação da faculdade de Agricultura, assistindo as aulas em laboratório. Tiveram a oportunidade ainda de almoçar no restaurante universitário, que para alguns foi muito divertido. Para nós o trabalho foi muito intenso, mas gratificante.

JJ - Quais foram os desafios enfrentados para a realização do projeto?
Sueli
- O programa foi muito bem aceito, mas ainda precisamos ter um maior envolvimento com os alunos da rede oficial de ensino.

Envie esta notícia para um amigo

 

 

EU NA USP JR

INTERIOR

CAMPUS PARTICIPANTES

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.