Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_interior_painel01.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Fono e Odonto: os cursos da USP em Bauru


Campus de Bauru

Fonoaudiologia e Odontologia. Os dois cursos oferecidos no campus de Bauru foram apresentados para os jovens durante a semana do projeto EU na USP Jr., realizado também em São Paulo e nas outras unidades do interior (Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos). O que foi programado para os jovens do ensino fundamental? Atividades que contextualizam os cursos, detalhes sobre a profissão e cuidados com a boca.

 

Apesar de Bauru ser uma cidade universitária, muitos jovens nunca tiveram a oportunidade de conhecer o espaço onde milhares de universitários estudam todos os dias. O Jornal Jovem conversou com o pessoal que organizou a semana lá em Bauru e os resultados foram muito benéficos. Como foi a primeira edição do projeto na cidade, pais e jovens, de início, demoraram um pouco a se adaptar à ideia, mas já no primeiro dia de visita jovens já voltaram para casa cheios de novidades.

 

Segundo a coordenadora do EU na USP Jr. de Bauru, Lidia Cristina da Silva Teles, "muitos jovens da cidade se preparam para estudar e trabalhar em São Paulo".

 

E foi desafio e tanto levar esse pessoal para lá. Monitores selecionados dentre os estudantes universitários da faculdade foram às ruas em busca dos jovens, como filas de cinema, shopping center e pelo calçadão do centro da cidade, conseguindo um total de 60 inscrições. "Os monitores foram extremamente competentes", completa Lidia.

 

Dentre as atividades realizadas para a semana EU na USP Jr., estavam trabalhos de fonoaudiologia para entender a voz, como ela é produzida e cuidados que devemos tomar para preservá-la. Até aquela tradicional brincadeira do telefone-sem-fio virou uma atividade super elaborada para explicar mais detalhes sobre som e voz. No final do dia, um quiz entre os jovens recapitulava todo o conteúdo apresentado durante o dia. Os vencedores ganhavam uma camiseta da faculdade.

 

"O projeto EU na USP ajuda a encantar os jovens, a pensar em estudar na USP", diz Lidia. Para o ano que vem, ela afirma que serão mais atividades, todas focadas no lúdico para facilitar o entendimento dos participantes.

Se você mora em Bauru, fique de olho, pois no ano que vem o projeto EU na USP vai novamente receber sua visita. Não perca as próximas inscrições! 

 

Envie esta notícia para um amigo

EU NA USP JR

INTERIOR

CAMPUS PARTICIPANTES

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.