Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_unidades02.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Casa de Dona Yayá: o cuidado pelo patrimônio cultural de São Paulo


Casa de Dona Yayá

Fachada da Casa de Dona Yayá. Fotos: Jornal Jovem.

Você sabe o que um Centro de Preservação Cultural (CPC)  faz? O Jornal Jovem visitou a Casa de Dona Yayá – USP durante a semana EU na USP Jr. e conferiu o trabalho do pessoal. Um Centro de Preservação Cultural, como é o caso desta casa, têm como objetivo instigar a reflexão sobre o patrimônio cultural, a conservação e restauração de bens arquitetônicos, cuidar de um banco de dados sobre patrimônio cultural e estudar de como esses recursos podem ser utilizados pela sociedade. Parece difícil apresentar essas atividades para jovens do ensino fundamental, mas foi exatamente o que aconteceu durante a semana EU na USP.

 

Para quem ainda não conhece, a Casa de Dona Yayá é herança de Yayá que foi concedida à USP. Sebastiana de Mello Freire, seu verdadeiro nome, nasceu em 1887 e nunca se casou e não teve filhos. Quando começou a apresentar sintomas de loucura, foi enclausurada em um dos cômodos da casa, de onde nunca mais saiu.

 

Os jovens discutiram com monitores a arquitetura da casa, as pinturas nas paredes, a história dos manicômios em São Paulo e ainda aproveitaram o cenário do jardim da Casa de Dona Yayá para realizar com as crianças a atividade de pin hole – aquelas câmeras fotográficas primitivas, que fazem fotografia em latas. Quer saber como funciona? Os jovens receberam latas, papel fotográfico e acessórios para fazer um pequeno furo na lata. Quando este furo é descoberto e a luz adentra a lata, após alguns minutos a imagem é formada no papel fotográfico. Muita diversão e novos conhecimentos foram aprendidos pelos participantes, que puderam entender melhor o sistema de lentes das câmeras fotográficas.

 

Além de receber escolas e grupos, a Casa de Dona Yayá também possui uma programação de eventos para a comunidade que está disponível no site do CPC. Ainda este ano, será realizado um concurso de fotografia sobre o bairro do Bixiga, onde é localizada a casa, e as fotos selecionadas serão expostas em uma das principais salas da casa. Coma uma massa pelo bairro mais italiano de São Paulo e depois visite a Casa de Dona Yayá, você vai gostar!

 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

EU NA USP JR.

UNIDADES PARTICIPANTES

SÃO PAULO

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.