Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_unidades04.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Entre cérebros e sistemas circulatórios


Museu de Anatomia Humana - Instituto de Ciências Biomédicas

Fotos: Jornal Jovem

  

Um dos museus mais conhecidos da Universidade de São Paulo é o Museu de Anatomia, que possui em suas instalações diversos materiais de anatomia humana preservados em sua sala. O cheiro do formol, líquido que preserva órgãos, fetos, cérebros, sistemas de veias e anomalias humanas é forte, mas foi uma atração pra lá de diferente para quem participou da semana EU na USP Jr.

 

Seu nome original é Museu de Anatomia Professor Alfonso Bovero, em homenagem ao professor que dedicou toda sua carreira à criação de um acervo de peças anatômicas para usá-las em suas aulas desde que iniciou sua carreira na Faculdade de Medicina da USP. Em 1999 esse acervo foi reunido e levado ao prédio onde atualmente fica o Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

 

Jovens do ensino fundamental não se intimidaram com as peças de várias partes do corpo, preservadas para nos ensinar como ele funciona. Pelo contrário, a visita ao Museu de Anatomia foi de grande valia para aproximar os jovens da Universidade de São Paulo e do conhecimento científico, mostrando que a universidade pública não é algo tão distante da realidade dos jovens quanto possa parecer.

 

Hoje em dia, além das exposições abertas ao público, o Museu também se dedica a realizar uma campanha antitabagista, conscientizando jovens dos malefícios do cigarro. Até mesmo pulmões de fumantes e de não-fumantes estão expostos por lá. Acredite, o estrago é mesmo muito grande!

 

Envie esta notícia para um amigo

 

EU NA USP JR.

UNIDADES PARTICIPANTES

SÃO PAULO

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.