Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_unidades08.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Brincando com coisas da ciência


Instituto de Física

Fotos: Jornal Jovem

O Instituto de Física da USP, que recebeu dezenas de jovens durante a semana EU na USP Jr., não é apenas um local hospitaleiro, mas também possui uma história recheada de conhecimento e estudo. Ele é a maior e mais antiga instituição de pesquisa e ensino de Física no Brasil. Surgiu da fusão dos Departamentos de Física da Escola Politécnica e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reunidos no Instituto a partir de 1970. O Instituto tem atualmente, em seus quadros, mais de 225 pesquisadores, sendo 159 docentes, além de cerca de 400 alunos de pós-graduação e 1.200 de graduação.

O que monitores e organizadores quiseram passar para seus visitantes é que a ciência está por toda parte e em nosso dia a dia. Por meio de experimentos de Física, os alunos aprenderam importantes conceitos de ciências sem se darem conta disso. Tudo foi elaborado de uma maneira didática e lúdica: desde o estudo dos sons produzidos por taças com água até o conhecimento das diferentes formas de produção de energia. O show de Física é uma atração a parte, com inesperadas e divertidas experiências. 

Uma dica é visitar pessoalmente o Instituto de Física para entender melhor o que estamos falando. Mas se você acessar o site da instituição, se deparará com vários tópicos que te deixarão morrendo de vontade de clicar e saber mais. Siga esses toques e com certeza você ampliará seus conhecimentos sobre física. Qual deles você vai por em prática primeiro? Confira na seção Por dentro da USP.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

EU NA USP JR.

UNIDADES PARTICIPANTES

SÃO PAULO

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.