Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_unidades06.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Do que trata a Zoologia?


Museu de Zoologia

Fotos: Jornal Jovem

Imagine uma ciência que está no cotidiano de todas as pessoas o tempo todo! Sabe dizer qual é? A zoologia. Calma, se o nome não te é familiar, o Jornal Jovem explica para você. 

A zoologia é a ciência que estuda os animais de todas as espécies. Biologia, genética, fisiologia, anatomia, ecologia, geografia e evolução de cada um deles. O Museu de Zoologia de São Paulo, sob responsabilidade de Universidade de São Paulo, é um bom lugar para aprender mais sobre que tipo de coisas a zoologia estuda. 

O acervo do museu começou a ser formado em 1890, mas estava misturado a peças de outras áreas dentro do Museu Paulista. Essa situação começou a mudar em 1939, quando o Departamento de Zoologia foi criado e projetado o primeiro museu que abrigaria todas as peças relacionadas aos seres vivos que do Museu Paulista. Após sua construção e finalização em 1941, o acervo zoológico foi transferido para o museu, que funciona até hoje no mesmo local. Em 1969 a Universidade de São Paulo abraçou a responsabilidade sobre ele. 

Durante a semana do EU na USP Jr., monitores passeavam com grupos de jovens pelos corredores e salas deste prédio antigo e imponente localizado no Ipiranga, apresentando e detalhando tudo o que está exposto por lá. Animais empalhados, mapas e os principais ecossistemas brasileiros são apenas algumas das atrações. Para fechar com chave de ouro, um debate super quente a respeito do cuidado com o meio ambiente em que vivemos. 

Saiba mais sobre o que rolou neste debate em nossa próxima matéria sobre o Museu de Zoologia da USP na seção Por dentro da USP! 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

EU NA USP JR.

UNIDADES PARTICIPANTES

SÃO PAULO

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.