Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
exposicao18.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

"A Arte do Mito" no MASP

Uma das principais coleções de arte de todo o mundo mostrada por temas e não mais com a clássica divisão por região geopolítica e períodos.  A arte do mito, exposição com 49 obras em comemoração aos 60 anos do Masp.

A toalete de Vênus, 1710 - Michele Rocca, (Parma, Itália, 1666 - Veneza, Itália, 1752). Óleo sobre tela, 48 x 63,5 cm. Doação: Banco Hipotecário Lar Brasileiro S.A. Foto:Divulgação

A nova concepção física e conceitual do acervo possibilitará ao publico visitante apreciar obras de períodos distintos, do clássico ao moderno, européias e brasileiras, lado a lado. A arte do mito - primeira das quatro exposições temáticas que vão nortear a partir de agora a apresentação do acervo – tem curadoria de Roberto Magalhães, professor de História da Arte e Museologia da Universidade Internacional de Arte de Florença. Com 49 obras do século XIV aos dias de hoje, a seção terá obras de Renoir, Picasso, Nicolas Poussin, entre grandes nomes. Os mitos de Hércules, Afrodite e muitos outros são abordados em pinturas, desenhos e cerâmicas.

 

Apolo e Dafne,1550 c.- Tigela proveniente de Urbino, Itália. Doação:Francisco Pignatari. Foto:Divulgação

       

Mito, arte, realidade

O mito é o nada que é tudo, diz um verso de Fernando Pessoa em Mensagem. O homem é um animal que se conta histórias, é isso que o diferencia entre as espécies. E o mito é uma das primeiras histórias, das primeiras formas do sentido, que o homem se deu. Jacob Bryant, citado por Edgar A. Poe no famoso conto sobre a carta roubada, escreveu que nos esquecemos de que não acreditamos nas fábulas e continuamos agindo a partir delas como se fossem realidades existentes.

            

O mito começou a entrar para a realidade primeiro na literatura oral e, depois, por aquilo que se chama arte. Toda a primeira grande arte da humanidade, a chamada arte clássica,  depende do mito que, assim, se na arte não é tudo, por certo é muita coisa. E é  um gênero que, com a paisagem, a natureza morta e o retrato, orienta a nova exposição permanente do MASP. Um gênero feito de obras na aparência fáceis de entender. Tudo nelas parece familiar.

Teixeira Coelho,Curador-coordenador, MASP

Por que o mito?

Porque apresentar obras de técnicas e períodos diferentes com temas afins é uma das formas melhores para se evidenciar estilos individuais, visões originais – condição da existência da própria arte – e especificidades culturais de cada época; para se perceber contrastes e idéias partilhados ao longo dos séculos; para se descobrir que um nu de Manet ou Renoir pode ter mais pontos em comum com a antiguidade do que o simples “clichê” de pintores revolucionários a eles atribuído deixa suspeitar. Uma exposição sobre o mito permite, também, um retorno à nascente da cultura ocidental através das fontes literárias, que ajudam a decifrar as narrativas.

Apesar de os temas narrativos serem objeto de atenção no

material informativo à disposição do público, convém lembrar que o tema por si só não é arte. A arte está no olhar que o artista empresta ao tema. Este é, porém, um passaporte para se entrar na obra, um enigma diante do qual não queremos que o visitante, como os tebanos diante da Esfinge, sucumba.

Exposição: A Arte do Mito

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César - São Paulo – SP.

Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h.

A bilheteria fecha uma hora antes.

Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.

Informações ao público: 11 3251 5644. www.masp.art.br

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.