Maio de 2010 - Nº 17   ISSN 1982-7733  
jovem115.php
Como participar
Fale conosco
A Antártida e o Planeta
Convidados da Hora
Conhecendo a Antártida
O IO-USP no Proantar
A Antártida e o Clima
Pesquisas do IO-USP
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
IO - Instituto Oceanográfico da USP

Brotas: cidade dos esportes de aventura

da redação

Distante 243 km da cidade de São Paulo, Brotas está localizada na região central do estado, a uma altitude de 636 metros acima do nível do mar. Predomina na região o cultivo da laranja e da cana, mas Brotas já foi uma das principais cidades produtoras de café, no começo do século XX, como testemunham os diversos casarões existentes na cidade.

Contando com 22 mil habitantes, a cidade recebe cerca de 140 mil turistas por ano. Quais são as suas atrações? O município de Brotas é rico em recursos hídricos: rios, ribeirões, cachoeiras e nascentes. Aliás, isso explica uma das hipóteses relacionadas à escolha do nome da cidade. E é por ela que passa o rio Jacaré-Pepira, palco de muitos esportes de aventura que a cidade oferece.

 

Você conhece o rio Jacaré-Pepira?

O rio Jacaré-Pepira, um dos afluentes do rio Tietê, está localizado no centro do estado de São Paulo; pertence à bacia do rio Paraná, e sua extensão total é de aproximadamente 174 Km. Nasce na divisa dos municípios de Brotas e São Pedro, na Serra de Itaqueri,  a uma altura de 960 metros acima do nível do mar; passa por treze municípios e deságua no rio Tietê, na divisa dos municípios de Itaju e Ibitinga, a cerca de 400 metros de altitude. Viu só a diferença de nível entre a nascente e a foz? Daí sua vocação para os esportes radicais graças à adrenalina provocada pelas suas exuberantes cachoeiras. O rio Jacaré-Pepira é considerado um dos menos poluídos do estado de São Paulo, com vegetação ciliar preservada em grande parte de sua extensão.

Das 74 cachoeiras e quedas d'água, que existem na região, somente 27 delas estão abertas à visitação. As outras ficam em sítios e fazendas privados.

 

Ecoturismo

Conhecida com a Capital Brasileira do Turismo de Aventura, Brotas oferece diversão garantida para os que querem fazer esportes radicais ou simplesmente apreciar as belezas que a região oferece. Veja só as opções: rafting, boia-cross, canoagem, canyoning, arvorismo, tirolesa, banho de cachoeira, caminhadas, cavalgadas, pesca. Saiba mais sobre cada uma delas.

Conversamos com Tatiane Alves, operadora da EcoAção, agência de turismo que recebeu, pelo seu desempenho, prêmio Superação Empresarial do Sebrae.

Segundo Tatiane, não há uma época especial para conhecer Brotas, pois as atividades podem ser realizadas durante todo o ano, sendo interrompidas somente se o nível das águas do rio Jacaré-Pepira estiver acima do limite estabelecido pelas normas de segurança definidas pelo Projeto de Normalização em Turismo de Aventura, criado pelo Ministério do Turismo e estabelecidas com o auxílio de empresas, institutos de pesquisa e universidades e validadas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Tatiane alerta:
Ao praticar atividades de aventura, procure por empresas que seguem as Normas Técnicas de Turismo de Aventura, que definem os conhecimentos que os condutores de turismo de aventura devem ter para garantir segurança e conforto aos clientes.

Ela ainda recomenda que não se esqueça de colocar na mochila: repelente, protetor solar, dois ou três pares de tênis velhos e roupas confortáveis, lembrando ainda que você, os tênis e as roupas ficarão molhados em várias das atividades!

Conheça agora algumas delas:

Rafting

Este é o passeio mais procurado em Brotas. É a descida pelas corredeiras do Rio Jacaré-Pepira, em bote inflável, com capacidade para 5 ou 6 pessoas e um instrutor. O percurso longo chega a 10 Km.  Durante a descida, conforme o ní­vel do rio, são realizadas diversas brincadeiras como surfe, escorregador e banho de rio. Canoístas realizam a segurança durante todo o percurso e fazem tomadas fotográficas de todo o percurso.

Imagens cedidas pela EcoAção

Boia-cross

Outro passeio tradicional: descer as corredeiras leves do Rio Jacaré-Pepira, em boias especiais, utilizando os braços como remo. Durante o percurso de 4 Km, é possível nadar e brincar nas águas calmas do Alto Jacaré. Um canoísta acompanha os grupos de perto, controlando as boias e garantindo a segurança dos turistas.

Duck 

Descida pelo rio, em caiaque inflável, para duas pessoas, num trecho de aproximadamente 4 Km.

 

Arvorismo 

Circuitos suspensos em árvores ou postes, com diversos obstáculos, como estreitas pontes de madeira, pontes de cordas, redes verticais, entre outros.

Há também uma nova modalidade de arvorismo, chamada Arvomix, que reúne, em um só passeio, arvorismo, rapel e tirolesa. São 13 atividades sobre plataformas e árvores. Essa modalidade funciona como um sistema de vagão que mantém os participantes clipados durante todo o circuito. Destaque para a mega tirolesa de 250 metros e para o rapel panorâmico de 70m, que oferece vista para a Cachoeira da Roseira e para a furna do Rio Jacaré-Pepira.

RAPEL EM CACHOEIRA

Canyonismo

É a exploração de canyons utilizando técnicas verticais, como o rapel. O passeio consiste em descer cachoeiras de até 50 metros. Mas antes disso, percorrem-se diferentes trilhas de acesso aos locais. Os participantes recebem, antes do passeio, em uma plataforma seca, treinamento teórico e prático.

 

Tirolesa

A mais nova atração de Brotas é o Superfly, voo panorâmico sobre a cachoeira Cassorova, que fica numa fazenda particular do mesmo nome. Os participantes realizam esse passeio com uma cadeirinha de rapel especial, presos pelas costas, em posição exclusiva na prática da tirolesa do Brasil.

 

Dicas

 

Não se esqueça de entrar em contato com uma agência de turismo para programar o seu passeio. A cidade também conta com vários hotéis e pousadas, tanto no centro como nas proximidades das várias fazendas particulares da região. Faça sua reserva com antecedência.

Sugestão do JJ

Pousada do Lago: para quem quer curtir um delicioso relaxamento depois de todas as aventuras do dia numa piscina climatizada ou numa jacuzzi, além de uma sauna úmida, mesa de sinuca e mesa de pebolim. Ah, ninguém vai resistir!

          

  

Envie esta notícia para um amigo

 
CONFIRA

Especial

Eu na USP Jr.

VISITE
 
jovem103.php
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.