Agosto de 2010 - Nº 18   ISSN 1982-7733  
Como participar
Fale conosco
Direitos do Consumidor
Convidados da Hora
O consumidor na escola
Lazer garantido
Telefonia móvel
O consumidor na web
O SAC
Propaganda e ética
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
Procon

Capitalismo desenfreado

Gleisson Abreu Barati

18 anos,  3° ano do ensino médio

Nepomuceno - MG

 

     Em 1854, os Estados Unidos propuseram comprar uma vasta área de terra dos índios Duwamish. A proposição feita pelos estadunidenses levou Cacique Seatle, respeitável indígena da tribo, a uma resposta que para eles era evidente. Cacique Seatle com a palavra: “Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia nos é estranha. Se não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água, como então podes comprá-los?”. Percebe-se uma grande eloqüência do cacique. Mas, não convenceria os Estados Unidos de desistirem da idéia de expansão e exploração dos recursos naturais da terra. Contudo, o chefe indígena sabia que se não aceitasse a proposta do homem branco, este viria a “suas terras” e a tomaria de qualquer modo. Mesmo assim, com o sábio pensamento de transmitir um pouco de civilização ao homem branco, o cacique resolve levar em consideração sua propositura, entretanto, com alguns preceitos. Entre estes, o de que o homem deve amar, proteger, conservar e transmitir a seus filhos os valores, não só da terra em questão, mas também, da água que sacia a sede e do ar que nos mantém vivos, e que são usados por todos de uma mesma forma.

     Depois da reflexão e transmissão de conhecimentos feita pelo Cacique Seatle no século XVIII, os norte-americanos, em sua maioria, apagaram de suas vidas o ensinamentos do sábio homem.  Hoje em dia, um americano consome a mesma quantidade de barris de petróleo que doze chineses, ou vinte e cinco indianos. Entretanto, não devemos enfatizar somente esse apecto, ou esse país, e sim, conscientizar todos os países, de que, de acordo com a estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas), dentro de meio século, 45% da população mundial sofrerá com a falta de água.

 

Fontes de pesquisa:

http://www.cienciaefe.org.br/jornal/ed78/mt02.htm

http://www.ufpa.br/permacultura/carta_cacique.htm

 

Envie esta notícia para um amigo

 

Texto livre:

Você escolhe o assunto sobre o qual quer escrever. Depois é só enviar pra gente e aguardar nosso contato. Se quiser, envie também foto e/ou ilustração.

Veja as dicas na seção Como participar.

Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção. Aguarde nosso contato.
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.