Agosto de 2010 - Nº 18   ISSN 1982-7733  
direitos_consumidor_web.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Fale conosco
Direitos do Consumidor
Convidados da Hora
O consumidor na escola
Lazer garantido
Telefonia móvel
O consumidor na web
O SAC
Propaganda e ética
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
Procon

Comprando pela internet sem medo


Já se foi o tempo em que comprar pela internet era uma transação arriscada. Hoje muitos sites já oferecem ambientes seguros, com sistemas sigilosos que protegem muito mais o consumidor. Ainda assim, com a ação de hackers e pessoas que agem de má fé, é preciso ficar atento. Escolher uma senha segura já evita muito transtorno. É importante que ela tenha números e letras, o que dificulta a ação de hackers ou spywares. Esqueça as datas de aniversários, números de telefone ou sequência de números e letras (como 1234 ou abcd).

Verifique com muito cuidado as características do produto para não comprar gato por lebre. As fotos podem enganar: o material pode não ser tão forte quanto parece ou a cor é um pouco menos saturada do que mostra na imagem. Compare o preço em outras lojas virtuais ou mesmo dê uma passadinha em alguma loja física apenas para conferir como é o produto pessoalmente.

O frete também pode encarecer a sua compra, pois ele sempre é contabilizado quando você já está fechando o pedido. A assistente de direção do Procon-SP, Valéria Cunha, também dá dicas. “Calcule com cuidado e pondere se de repente comprar em uma loja física não sai mais barato, além de ficar ligado nas promoções com frete grátis que os sites e-commerce sempre fazem.”

Cartilha do Procon sobre Comércio Eletrônico. Acesse.

Geralmente você consegue acompanhar o seu pedido por meio de um código que é gerado quando a compra é finalizada. Com esse código é possível ver se o produto já foi expedido, se foi rejeitado por não ter ninguém para recebê-lo ou se foi entregue em um endereço errado. Guarde-o para operações futuras como para reclamar caso o prazo de entrega seja ultrapassado ou eventualmente para fazer uma troca.

Você sabia?

Caso você não fique satisfeito com o produto adquirido a empresa é obrigada a devolver o dinheiro ao cidadão e retirar o produto em sua residência ou em outro endereço informado sem cobrar nenhuma taxa adicional. “É importante que o consumidor denuncie a empresa que não está cumprindo a lei para que haja possibilidade de fiscalização e de punição”, explicou Carlos Alberto Nahas, assistente de direção da Fundação Procon-SP. 

Susan Togashi

Envie esta notícia para um amigo

 

DIREITOS DO CONSUMIDOR

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.