Novembro de 2010 - Nº 19   ISSN 1982-7733  
teatro35.php
Como participar
Fale conosco
 Governantes
Atribuições
Poder Executivo
Poder Legislativo
Poder Judiciário
 Brasil  2010
Convidados da Hora
 A Saúde
 O Trabalho
 A Educação
 A Habitação
 A Segurança Pública
O Marketing Político
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Som na caixa
Poesia
Cordel
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

"A Festa de Abigaiu" reestreia no Teatro MuBE/SP


Depois de temporadas bem-sucedidas nos Teatros Cultura Inglesa, Procópio Ferreira, Augusta e União Cultural, vista por mais de quarenta cinco mil pessoas, a comédia A FESTA DE ABIGAIU reestreia dia 14 de setembro, no Teatro MuBE. Em cartaz até 15 de dezembro.

 

Foto: Divulgação

Com texto do inglês Mike Leigh (diretor de filmes como Segredos e Mentiras, Agora ou Nunca e Vera Drake), a montagem, que venceu o 11º Cultura Inglesa Festival na categoria teatro adulto, tem direção de Mauro Baptista Vedia

O espetáculo – que segue a linha de dramaturgia realista e popular, optando pelos pequenos dramas do cotidiano de pessoas comuns.

Em Londres, 1977, Beverly e Lawrence recebem a visita de Angela, Tony e Susan, mãe da adolescente Abigaiu, que dá uma festa de adolescentes na casa ao lado. Enquanto tomam um drinque, os cinco adultos revelam angústias e conflitos da classe média britânica.

 

Para o diretor Mauro Baptista Vedia, A Festa de Abigaiu retrata um momento muito particular da história moderna, no auge do consumismo e da cultura pop de massa, além da crise do matrimônio em todas as classes sociais, em particular na classe média. “É o começo da americanização do mundo ocidental, do domínio do consumo, do materialismo, do individualismo e da competição feroz. Mike Leigh fala sobre a crise de valores brutal que estamos sofrendo atualmente, com a decadência da família, da vida social, do espaço público e dos valores de solidariedade, fraternidade, igualdade, respeito, educação”, informa Mauro, completando que a peça é um convite para as pessoas refletirem sobre a vida.

 

Mike Leigh escreveu A Festa de Abigaiu na década de 1970, seguindo a mesma linha dos dramaturgos que, na década de 1950, introduziram o realismo social no teatro britânico. Segundo Mauro Baptista Vedia, “Leigh opta pelos pequenos dramas do dia-a-dia de pessoas comuns, afastadas do poder, em lugar do drama clássico, que se concentra em grandes acontecimentos protagonizados por homens importantes”. Um dos maiores exemplos dessa nova dramaturgia realista e popular, que rompeu com o drama clássico, é Look Back With Anger, de John Osborne.  

Mauro Baptista Vedia buscou uma forma de interpretação diferente para cada um dos atores. O diretor afirma que os personagens funcionam como instrumentos de uma orquestra: "Há uma partitura na mise en scène da peça, bem exata, onde os silêncios, as pausas e o ritmo geral são tão importantes quanto o texto.” 

A Festa de Abigaiu

Temporada: terças e quartas-feiras às 21h00 até 15 de dezembro.

Duração – 90 minutos. 

Teatro MuBE - Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa. Telefone- 2148-2905. Capacidade - 194 lugares.

Ingressos R$ 45,00 (meia-entrada para estudantes).

Censura – 12 anos.

Horários da bilheteria: segundas das 14h00 às 19h00, terças

e quartas das 14h00 até o início do espetáculo.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

Veja também>>>

 

- A Festa de Abigaiu

Direção:Mauro Batista Védia

- Mestre de Obras

Direção:Fernando Nitsch

- Improvável

Direção:Cia Barbixas de Humor

- 12 homens e uma sentença

Direção:Eduardo Tolentino

- Cândida

Direção:Zé Henrique de Paula

 

 

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi Luigi Pirandello?

Luigi Pirandello, nasceu na Sicília, em 1867.

Poeta, romancista e dramaturgo italiano, formado em filologia pela Universidade de Bonn, na Alemanha, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Nascido em Agrigento, de família bem colocada financeiramente, exploradores de minas de enxofre, muda-se para Roma para estudar em 1893, até então havia se dedicado já à poesia e começa a se dedicar a outros gêneros literários. Devido a desentendimentos acadêmicos vai estudar na Alemanha, onde se forma. Posteriormente retorna a Roma, se estabelece e sofre uma grande perda financeira quando a família perde as minas de enxofre, seu principal sustento, e é obrigado a lecionar para se sustentar. Este fato também levou sua esposa à internação com distúrbios mentais. Seis Personagens à Procura de um Autor é tida como a principal obra da dramaturgia de Pirandello, estreou em 1921 com críticas, mas logo após conquistou sucesso internacional. Entre suas obras estão também as peças Esta Noite se Improvisa e Cada Um a Seu Modo, entre várias outras, o romance O Falecido Mattia Pascal, além de poesias, contos, crônicas e ensaios como O Humorismo.

Faleceu em Roma no ano de 1936.

Letícia Lopez

estudante de Psicologia - PUC/SP e formanda no curso de teatro- Indac/SP

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.