Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02

Veja aqui como participar

O Jornal Jovem é um jornal virtual voltado para jovens da 8ª série ao 3º E.M. e universitários convidados a participarem deste projeto cultural. Aqui, os jovens darão corpo ao jornal expressando suas idéias e reflexões em relação a várias questões da vida cotidiana. A participação da sua escola é de grande importância, pois o objetivo do Jornal Jovem é estimular a participação e a inserção do jovem na nossa sociedade.

As escolas que participarem deste projeto também terão seus dados informativos publicados no jornal durante o mês de sua participação. Temos como referência os dados do Guia Escolas. Além disso, o Jornal Jovem também incluirá uma nota complementar para que sua escola possa divulgar um projeto que esteja realizando.

Vai funcionar assim

Todo mês lançaremos um tema relacionado a questões centrais da vida do jovem. É o Tema da Hora. Para participar sua escola deve inscrever-se clicando no botão abaixo. Será respeitada a ordem de inscrição. Assim que recebermos seu e-mail, mandaremos um comunicado informando a data e o tema referente à edição em que sua escola participará. Pronto! Agora é só encaminhar a proposta aos alunos que farão uma redação livre sobre o tema.

Faça aqui sua inscrição e participe do Tema da Hora

Envie os seguintes dados: Nome da escola, endereço, cidade, estado,e-mail, telefone e o nome de uma pessoa para contato. Nós lhe enviaremos mensagem de confirmação de sua inscrição, o tema que sua escola abordará e o mês da sua participação. Aguarde. Caso não receba, envie um e-mail para o Fale Conosco.

Veja os detalhes

Nossa sugestão: inserir a proposta de participação no Jornal Jovem no Projeto Pedagógico da escola, nas cadeiras de Português (através do estudo de Gêneros Literários, por exemplo) e Informática.

O aluno poderá fazer sua redação de acordo com o seu interesse pessoal, através de reportagem, entrevista, narrativa, conto, crônica, poesia ou campanha educativa.

Pedimos que escolham e nos enviem, no mínimo cinco e no máximo nove reportagens para o Tema da Hora (por exemplo, três de cada série). Entretanto, para a coluna Seção Livre, outros textos podem ser enviados. Vale também foto dos alunos com os respectivos textos. A editoria do Jornal Jovem selecionará as reportagens e publicará no jornal durante o referido mês. Haverá premiação para as reportagens mais votadas na enquete.

Regras

· Os trabalhos deverão ser apresentados dentro do prazo que o jornal informar à escola. Todo material deve conter nome completo do aluno, idade e série.
· Qualquer complemento em forma de texto, imagem, ilustração ou foto extraído de outras fontes deve conter o nome da fonte e/ou o nome do autor. É importante que a escola zele por isso.
· Os textos já devem ter sido revisados na ortografia e gramática.
· Os quesitos criatividade e originalidade são os mais importantes. Sugerimos que o/a professor(a) solicite ao aluno um título original para a matéria escrita.
· Não se esqueça que o tema muda a cada mês.

DICAS PARA O PROFESSOR

De início, sugerimos que os alunos visitem o site (www.jornaljovem.com.br) para conhecerem a proposta do jornal e já pensarem nas idéias que gostariam de expor sobre o Tema da Hora. Dessa forma o trabalho do professor fica facilitado. Existe também a possibilidade do aluno escrever para qualquer um dos itens da Seção Livre. Assim, mais alunos poderão ter seus textos publicados.

Faça aqui o download do cartaz para impressão. Ele pode ser colocado no mural da escola ou na sala de aula e servirá como material de apoio para a divulgação da proposta entre os alunos.

Download do cartaz

Para o Tema da Hora o aluno escolhe uma das seguintes categorias:

Reportagem. O aluno poderá utilizar recursos como, entrevista, pesquisa, citação, para fazer sua reportagem. O professor deve solicitar ao aluno que dê um título para a sua reportagem ou redação a partir do tema proposto.

Poesia, crônica ou conto. Estas são outras modalidades possíveis para falar sobre o tema da hora. Não esqueça de pedir um título para o texto.

Campanha educativa. Aqui, o aluno poderá criar material na forma de uma campanha educativa. Um alerta, um slogan, um texto publicitário, uma proposta a ser encaminhada, um apelo, etc. Desenho, foto, ilustração e/ou animação podem acompanhar os trabalhos.

O trabalho pode ser realizado dentro da sala de aula, colocando o tema na lousa para que os alunos discorram livremente sobre ele. Ou, como lição de casa, caso não consiga alterar sua programação de aula, ou se achar mais conveniente para o desenvolvimento do trabalho.

Professor, este trabalho deve ser um momento de reflexão livre. Não se preocupe em direcionar o desenvolvimento da redação. Os quesitos criatividade e originalidade são os mais importantes.

Os trabalhos devem estar corrigidos apenas na gramática e na ortografia.

Os trabalhos devem ser digitados e enviados clicando no botão abaixo.

Dicas Técnicas:

• Se possível, enviar imagens e fotos em JPEG ou GIF, sem ultrapassar o tamanho de 320x240 ou 240x320 pixels e com peso máximo de 150 KB.

• Sugerimos que o texto não ultrapasse 3 laudas (4200 toques = caracteres com espaço).

Envio dos trabalhos

Os alunos devem colocar seus dados pessoais: Nome completo, idade, cidade, estado, e-mail. Nós lhe enviaremos mensagem confirmando recebimento do material. Aguarde. Caso não receba, envie um e-mail para o Fale Conosco.

Para as edições seguintes seus alunos podem continuar enviando textos ou ilustrações diretamente pelos e-mails das várias seções do Jornal Jovem. Aqui professor, seu papel será unicamente estimulá-los a escrever e enviar. Nós sabemos, e você também sabe, que muitos jovens possuem rico material e o quanto é importante compartilhar suas criações.

O Jornal Jovem agradece sua importante colaboração!
Conheça o portfólio