Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02
Intercâmbio Portugal

Depoimento enviado por Priscila Carmona
20 anos, 4° Direito-Mackenzie e 4° Comunicações-USP

São Paulo - capital

Optar por fazer intercâmbio certamente foi a melhor decisão de toda a minha vida, e embora na hora da despedida tenha batido aquele friozinho na barriga, medo por ir para um lugar desconhecido, dúvida se a decisão tomada foi correta, receio de não agüentar de saudades, entre outros, hoje após ter tido esta experiência e ter retornado para casa, não tenho a menor dúvida de que passar um ano fora foi o melhor presente que meus pais poderiam ter me proporcionado.

Prova disso é que ao invés de um semestre que havia acordado com a minha universidade (fiz um intercâmbio pela minha faculdade e fui estudar Direito em Portugal, tendo, portanto, a chance de ver como funciona a graduação em outro país), acabei ficando um ano.

As vantagens e benefícios são tantos que nem sei como descrevê-los, tudo que você passa, absolutamente tudo, desde as viagens e momentos maravilhosos, saudade da família e dos amigos, realização de tarefas domésticas até o macarrão com atum diário, na hora que a grana fica curta, acabam contribuindo para o seu desenvolvimento e amadurecimento.

Sem contar a oportunidade de mergulhar de cabeça em uma nova cultura, conhecer novas pessoas, novos costumes e novos lugares.


Universidade de Coimbra - Foto: Priscila Carmona

No meu caso, além de estudar em uma faculdade estrangeira e conhecer muitos portugueses (fiquei um ano em Coimbra, Portugal) também tive o prazer e o privilégio de conhecer e morar com uma moçambicana, uma alemã, duas inglesas, duas francesas, uma holandesa, entre outras, e posso dizer que essa troca e diversidade cultural têm um valor absolutamente inestimável.

Isto no primeiro semestre, época em que morei em uma residência universitária com mais umas cem meninas, os andares do térreo, primeiro e segundo andar eram destinados às estudantes portuguesas e o subsolo às estrangeiras. Pagávamos 90 euros mensais e dividíamos quartos duplos, um banheiro para cada quatro estudantes e uma cozinha para doze! Imaginem a bagunça que não era na hora do jantar. O gostoso é que qualquer reunião, qualquer almoço já parecia uma festa!

No segundo semestre, não consegui mais vaga na residência universitária e tive que procurar um quarto em um apartamento.

Outra vantagem que senti morando na Europa é que onde quer que você vá ou olhe, você estará respirando história, arte e cultura, é a oportunidade perfeita para aprender na prática tudo que as aulas do colégio te ensinaram na teoria e de se apaixonar por um mundo e uma realidade até então distantes.

E mais, graças à existência de cias. aéreas bem baratinhas por lá, planejando-se uma viagem com antecedência é possível deslocar-se de um país a outro pelo preço que você gastaria indo de uma cidade a outra de trem ou comendo uma semana na cantina da universidade. Assim, economizando um pouquinho todo dia, você acaba conseguindo fazer viagens bem bacanas e a custos baixos.

No final, os benefícios vão muito mais além do que enriquecer o seu currículo, é a ocasião perfeita para aprender a se virar, tornar-se mais sociável, aperfeiçoar outros idiomas e fazer amigos de todo o mundo, expandir seus conhecimentos e horizontes (é engraçado porque depois de um tempo morando fora e viajando bastante, o mundo passa a ter outra dimensão, perde o seu tamanho colossal e às vezes você tem a impressão não só de que o mesmo torna-se pequeno, como ainda está aos seus pés, pode parecer pretensão falar assim, mas as sensações provocadas pelo gostinho de liberdade são inexplicáveis), conquistar a independência emocional, amadurecer, valorizar a sua família, amigos e tudo que você deixou pra trás para curtir essa experiência, enfim, ensinamentos e lembranças que te influenciarão para o resto da vida.

 
Pois é: intercâmbio!

Você já pensou nisso ou já participou de um intercâmbio?

Se já participou, que tal contar um pouco da sua experiência? Se não, vai ver como é legal ouvir as histórias de quem já fez!

Você pode ter dicas ótimas e assim contribur com quem está querendo programar um intercâmbio.
Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção.
 
Conheça o portfólio