Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02
França

Nome: Karime Hajar Alves
Cidade: Rouen - França
Idade: 24 anos
Ocupação: Engenheira Naval


Karime, que é brasileira e morou 11 meses na França, respondeu as perguntas do Jornal Jovem sobre a política na França.

Jornal Jovem - Qual o grau de envolvimento e de conhecimento dos cidadãos deste país com relação à política? Há participação efetiva?

Karime - Na França, seja pela sua evolução histórica ou por sua situação sócio-econômica dos últimos anos, há um grande envolvimento da população com relação à política. Pessoas de diversas camadas sociais acompanham a política e efetivamente exercem sua cidadania. Isto ocorre não só pelo tamanho do país e pela elevada taxa de escolaridade, mas principalmente pelo impacto da política na vida cotidiana dos franceses. Alguns exemplos se dão pela questão de desemprego, unificação de políticas alinhadas à Comunidade Européia, racismo, tratamento das ex-colônias, imigração, questões religiosas, terrorismo, entre outras.

Jornal Jovem - Como você percebe a política na mídia do país? É algo tendencioso ou imparcial? Em que sentido e proporção?

Karime - A mídia francesa busca mostrar imparcialidade, mas acaba sendo tão tendenciosa quanto a brasileira. É notório que a mídia se divide entre esquerda e direita. Dizem até que é possível saber o posicionamento político de uma pessoa pelo jornal que esta lê, se é o Le Monde ou o Le Figaro.

Jornal Jovem - O jovem é participativo e entende da política do país? Há manifestações estudantis?

Karime - O jovem na França é extremamente participativo. Costume que começa pela educação familiar e que é estimulado como exercício de cidadania. Há inúmeras manifestações que assumem um grande porte e são uma poderosa ferramenta de pressão política. No entanto, segundo minha percepção, parte dos jovens não entende realmente dos acontecimentos políticos chegando até a ser manipulados.

Jornal Jovem - O que vê de positivo ou negativo ou diferente na política e governantes do país e na atuação da população?

karime - Acho muito interessante, diferente e positivo o posicionamento dos franceses diante de diversas questões entre elas a política. Há sempre uma necessidade de formação de opinião própria e a exposição da mesma por parte da maioria da população. Com isso, a política acaba acontecendo de baixo para cima, ou seja, a população influencia diretamente as instâncias superiores e o poder não fica tão concentrado nas mãos de alguns.

Jornal Jovem - Como são vistos os políticos pela sociedade? Quais os comentários mais comuns sobre política e políticos no país?

Karime - Pela minha experiência, não posso afirmar que há um padrão na visão que a sociedade tem pelos políticos. Há pessoas que os odeiam e outras que os veneram, tudo depende da situação sócio-econômica de cada um.

Jornal Jovem - Como funciona a propaganda eleitoral no país?

Karime - Não conheço a propaganda eleitoral da França. Sei apenas que o voto lá não é obrigatório, como na maioria dos países da Europa.

Jornal Jovem - Como é tratada a questão da corrupção na política? De que forma a maioria da população encara isso?

Karime - A corrupção se encontra em todos os países e, quanto a isso, o sentimento de indignação é o mesmo.

PAÍSES
 
 
Conheça o portfólio