topo.php
Outubro de 2022 - Nº 22    ISSN 1982-7733
exposicao81.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Carta ao leitor-Eleições
Fale conosco
Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Participe da enquete
International
Presentation
Open section
Contact us
Acompanhe
Livros e CDs
Escola
Como participar
 
 

Exigências do presente" está em cartaz no Centro Universitário Maria Antonia/SP

No dia 17 de novembro, o Centro Universitário Maria Antonia dá continuidade ao seu programa de exposições de 2011, abrindo ao público uma mostra coletiva e quatro individuais, com entrada franca. Exigências do presente, exposição coletiva de Carmela GrossJac LeirnerJorge Macchi Leda Catunda com curadoria de José Augusto Ribeiro, percorre as três últimas décadas da produção desses artistas. Ads individuaus são de Cassio Michalany, Marcone Moreira, Camila Sposati e Lucia Mindlin Loeb. Em cartaz até o dia 04 de março de 2012.    

 Asa. Carmela Gross. Foto: Divulgação.

 

A exposição agrupa um conjunto de trabalhos dos quatro artistas, para uma apresentação sintética, pontual mas complexa, pelas possibilidades de inter-relação de momentos diversos dessas produções, algumas inéditas em São Paulo, ou pouco mostradas em contextos públicos, e outras bastante representativas do curso de cada obra.

Fantasma. Jac Leirner. Foto: Divulgação.

Esta seleção de trabalhos de Carmela Gross, Jac Leirner, Jorge Macchi e Leda Catunda dá sequência às atividades do simpósio Sobre historicidade e arte contemporânea, organizado pelo Centro de Pesquisa em Arte Brasileira do Depto. de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), apresentado no Maria Antonia em 2010.

As folhas mortas (Two empty Folha de S. Paulo). Jorge Macchi. Foto: Divulgação. 

Carmela Gross é graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Atualmente é professora do curso de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP, na linha de pesquisa Poéticas Visuais. Desenvolve trabalhos em desenho, objeto e instalação. Possui obras em coleções públicas e particulares, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba, Fundação Padre Anchieta, Itaú Cultural, em São Paulo, Biblioteca Luis Angel Arango, em Bogotá, entre outras. Realizou obras permanentes na cidade de Laguna, em Santa Catarina, em Porto Alegre e em Paris.

Skate II. Leda Catunda. Foto: Divulgação.  

 

Jac Leirner formou-se em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado, onde lecionou entre 1987 e 1989. Foi professora convidada da Universidade de Oxford e artista residente do Walker Art Center, em Minneapolis, Estados Unidos. Participou das Bienais de São Paulo de 1983 e 1989, e também do Aperto 90, na Bienal de Veneza daquele ano. Representou o Brasil, também em Veneza, na Bienal de 1997 e integrou a 9ª Documenta de Kassel, em 1992. Possui obras no Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Tate Modern, em Londres, no Guggenheim Museum e no MoMA, em Nova York, entre outras coleções.

 

Jorge Macchi vive e trabalha em Buenos Aires. Suas obras incluem pintura, vídeo, fotografia, instalação e apresentam um interesse especial por aproximações com a escrita, a música, a cidade contemporânea e seu cotidiano. Em 2001, obteve a Bolsa Guggenheim, tendo participado de diversas exposições em instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Santander Cultural, em Porto Alegre, Inhotim - Centro de Arte Contemporânea, Museo de Arte Moderna de Buenos Aires, Blanton Museum, em Austin, e Centro Galego de Arte Contemporánea, em Santiago de Compostela. Participou das Bienais de Havana (2000), do Mercosul (2003 e 2007), de Istambul (2003), de São Paulo (2004), de Veneza (2005), de Yokohama (2008) e de Auckland (2009).

 

Leda Catunda é graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Participou de três edições da Bienal de São Paulo e realizou mostras individuais em instituições como Paço Imperial (1997), Paço das Artes (1999), Museu Vale do Rio Doce (2000) e Centro Dragão do Mar (2007). Fora do Brasil, participou de exposições na Pulitzer Art Gallery, em Amsterdã (1993), no Museum Ludwig, em Colônia (1993), no MoMA, em Nova York (1993), e na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim (1998), entre diversas outras instituições. Possui obras em coleções como as do MAM-SP, MASP, MAC-USP, MAM-RJ, MAC Niterói, Stedelijk Museum, em Amsterdã, e Centro Wilfredo Lam, em Havana.

  

 

EXPOSIÇÕES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA

 

Carmela Gross / Jac Leirner / Jorge Macchi / Leda Catunda

Cassio Michalany, Marcone Moreira, Camila Sposati e Lucia Mindlin Loeb

 

Abertura: 17 de novembro de 2011, 20h

Visitação: até 4 de março de 2012

terça a sexta, 10 às 21h

sábados, domingos e feriados, 10 às 18h

entrada franca

 

Visitas monitoradas

educama@usp.br

11 3123 5210

 

Informações

11 3123 5200

 

www.usp.br/mariantonia

www.facebook.com/maria.antonia.usp

twitter.com/mariantonia_usp

          

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2021 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.