topo.php
Outubro de 2022 - Nº 22    ISSN 1982-7733
exposicao87.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Carta ao leitor-Eleições
Fale conosco
Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Participe da enquete
International
Presentation
Open section
Contact us
Acompanhe
Livros e CDs
Escola
Como participar
 
 

"Lygia Pape - Espaço imantado" na Estação Pinacoteca/SP

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, apresenta a primeira exposição retrospectiva de Lygia Pape ( um dos principais nomes da arte brasileira contemporânea junto com Hélio Oiticica e Lygia Clark ) com cerca de 200 trabalhos entre pinturas, relevos, xilogravuras, ações performáticas – mostradas através de objetos, vídeos e fotografias –, produção cinematográfica, cartazes de filmes, poemas, colagens e documentos. Abertura dia 17 de março, a partir das 11h. Em cartaz até o dia 13 de maio de 2012.    

 

Espaço Imantado descreve a trajetória da artista de forma pontual e objetiva, desde as primeiras pinturas abstratas e xilogravuras, 1950, até as Tetéias, 2000, seu último projeto. Com curadoria de Ivo Manuel Borja-Villel e Teresa Velázquez, diretor e curadora do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia- MNCARS, Madrid.

Lygia Pape (Nova Friburgo, 1927 – Rio de Janeiro, 2004) é considerada uma das principais artistas brasileiras, pelo grau de experimentação atingido em sua singular produção e pela constante mutação de suas obras. Iniciou sua carreira alinhada com o concretismo brasileiro do Grupo Frente. Junto com artistas como Hélio Oiticica e Lygia Clark, abandona este grupo em 1959 inaugurando a arte neoconcreta, cujo manifesto é considerado como o início da arte brasileira contemporânea.


A característica principal da obra de Pape é a integração das esferas estética, ética e política.
Uma conquista importante dos artistas brasileiros como Pape foi o fato de tomar a abstração europeia como ponto de partida, mas sem fazer desta uma mera versão. Pelo contrário, enfrentaram-na com uma atitude de rebeldia e respeito, e aproveitaram a situação local para realizar um discurso internacional.

No final dessa década, quando a repressão política no Brasil é mais forte, realiza suas caixas como uma crítica ácida aos valores e repertórios das elites e instituições culturais.


Em suas últimas obras voltou a trabalhar sobre o objeto e a instalação, compreendidos como a representação de sensações, a tentativa de criar uma manifestação eventual cujo caráter não é permanente e que contém uma narratividade subjacente. Como descreveu Hélio Oiticica, a obra de Lygia Pape é uma semente permanentemente aberta.


Pinacoteca do Estado

Pça da Luz, 2 – fone 11 3229.9844

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h

Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

          

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2021 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.