Março de 2007 - Nº 05    ISSN 1982-7733
exposicao13.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Exposições
Seção livre
Palavra aberta
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros e CDs
Acompanhe
Dicas de viagens
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Ascension: instalações e esculturas no Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo apresenta a exposição “Ascension”, do artista plástico Anish Kapoor, de 27 de janeiro a 1 de abril de 2007. A mostra reúne nove obras, entre instalações e  esculturas de grandes proporções e o único vídeo produzido pelo artista. A surpreendente obra “Ascension”, será montada dentro de um pavilhão de vidro sob o Viaduto do Chá, no centro da cidade de São Paulo

Sem título/ 1999. Bronze

Anish Kapoor é atualmente um dos maiores nomes da escultura mundial, conhecido por suas obras tridimensionais misteriosas, que invadem o espaço físico e psicológico. Aos 52 anos, o artista tem peças em coleções de arte contemporânea dos principais museus do mundo e também obras instaladas a céu aberto nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália e Nova Zelândia. Kapoor trabalha com esculturas de pigmentos, aço, bronze, intervenções no chão, na parede e em áreas abertas e fechadas. Ele é autor da obra pública mais cara do mundo assinada por um artista vivo: Cloud Gate, finalizada este ano está instalada no Millenium Park, em Chicago e custou 23 milhões de dólares.

Double Mirror/1998. Aço inox.

A exposição

Na mostra paulistana, a intrigante instalação “Ascension”, que dá nome à exposição, será montada dentro de um pavilhão de vidro, embaixo do Viaduto do Chá, no centro da cidade. A obra terá uma dimensão pública e poderá ser vista por milhares de pessoas que circulam diariamente pelo Vale do Anhangabaú.

Este trabalho, concebido em 2003, consiste em uma coluna de fumaça que sobe em espiral sugada por um equipamento especial. O nome faz alusão à narrativa bíblica sobre a ascensão de Cristo. Diz o artista: “ao atravessar aquela passagem, surge a idéia de que Moisés seguiu uma coluna de fumaça, uma coluna de luz, em direção ao deserto”.

Segundo o artista, seu objetivo é fazer objetos e instalações que pareçam importados “de outro mundo”. Paredes com reentrâncias e protuberâncias, espelhos côncavos e convexos, cilindros abertos, formas orgânicas, o imaterial tornado objeto pairam entre a geometria pura. O trabalho de Kapoor conta com o envolvimento de cada espectador para transformar os espaços internos e externos das peças e é a experiência individual que, em última instância, dá vida à obra.

Além de Ascension mais oito trabalhos de grandes proporções, alguns vindos da Inglaterra e da Itália, vão ocupar os espaços do CCBB-SP. São eles:

Térreo

- Pillar, 2003, escultura de aço e laca azul, na qual o visitante pode entrar.

- Escultura em bronze, sem título, de 1998, com 4,5 metros de altura e uma tonelada e meia.

Primeiro andar

- Wounds and Absent objects, 2003, vídeo com 7’13’’ de duração.

Segundo andar

- Untitled), 2004, instalação em fibra de vidro, ferro e luz.

- To Divide, 2006, (inédita) instalação em madeira, tinta, ferro, e cinco toneladas de cera vermelha alemã.

- Double Mirror, 1998, instalação composta por duas paredes em forma de corredor, sobre as quais há espelhos côncavos de dois metros de diâmetro.

Terceiro andar

- When I am Pregnant, de 1992, e Sister Piece of When I am Pregnant,  2005, compõem uma  parede com protuberância e reentrância em fibra de vidro, madeira e tinta.

 

Exposição “Ascension” – Anish Kapoor

Local: Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo

Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - Centro

Período: 27 de janeiro a 1º de abril de 2007

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 20h.

Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652/ www.bb.com.br/cultura  

Entrada franca.

Instalação “Ascension

Local: Viaduto do Chá - Centro

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h.

Entrada franca.
EXPOSIÇÕES
Conheça o portfólio