Março de 2007 - Nº 05    ISSN 1982-7733
exposicao18.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Exposições
Seção livre
Palavra aberta
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros e CDs
Acompanhe
Dicas de viagens
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Mostra do artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar no InstitutoTomie Ohtake

Instituto Tomie Ohtake inaugura mostra de João Baptista da Costa AguiarDesign Gráfico. De 1º de março a 1º de abril de 2007

 

Livro e Mostra com 120 imagens reúnem a produção do artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar

 

Imagens produzidas ao longo de mais de 30 anos de carreira revelam logomarcas, capas de livros e cartazes que se tornaram referência, nesta primeira exposição individual de João Baptista da Costa Aguiar. Na abertura da mostra, dia 28 de fevereiro, será também lançado o livro: João Baptista da Costa Aguiar: Design Gráfico 1980-2006 (Editora Senac São Paulo), com texto crítico da jornalista e professora de história do design Ethel Leon.

 Realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, que procura em sua programação focalizar as artes plásticas, a arquitetura e o design, a mostra reúne 120 imagens das 350 obras que integram a publicação, tecendo um panorama das diversas vertentes desenvolvidas pelo artista em seus projetos gráficos.

 

Apesar de não figurar como um dos rostos mais conhecidos, sua obra, ao contrário, é rapidamente identificada. É de João Baptista a identidade visual das editoras Companhia das Letras (1986), Boitempo (1994) e Conex (2003), além de capas de livros e coleções de autores famosos como Nelson Rodrigues, Patrícia Melo, Fernando Pessoa, Carlo Ginzburg, Paul Auster, Philip Roth, entre muitos outros.

Na música, destacam-se os projetos gráficos de publicações e CDS para Caetano Veloso e Chico Buarque e ainda marcas descontraídas, como a do restaurante Jacaré, na Vila Madalena, fazem parte de seu portfólio.

 

João Baptista, com formação em artes plásticas, iniciou carreira expondo em salões, tendo em seu currículo a participação na IX Bienal de São Paulo, quando tinha apenas 19 anos. Porém, desde 1965 atua na área gráfica, sendo o universo editorial o caminho do aprendizado de sua carreira. “Desenho gráfico é seriação e comunicação ampla, pública e dinâmica”, explica o designer.

 

Exposição: João Baptista da Costa Aguiare

Aberturas exposições e lançamento de livro: dia 28 de fevereiro, às 20h (para convidados)

Visitação: 1º de março a 1º de abril de 2007

Instituto Tomie Ohtake

Av.Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés)-Pinheiros/SP

Fone: 11.2245-1900

÷
EXPOSIÇÕES
Conheça o portfólio