Diariamente
os jornais e as revistas, bem como os sites noticiosos,
recebem informações das mais variadas fontes.
Agências, instituições públicas
e privadas, pessoas e a própria mídia alimentam
as empresas jornalísticas com infinitas possibilidades
de notícia. Mas a informação não
pode ser passada da forma como é recebida por essas
fontes, ela precisa ser apurada e aprofundada. A reportagem
corresponde, pois, exatamente a esse trabalho de apuração
e aprofundamento dos fatos.
No entanto, valem aqui algumas ressalvas. Ser jornalista
é mais que escrever e publicar bons textos ou entender
as técnicas do trabalho de reportagem. É ter
responsabilidade com o que se diz, com a maneira como os
fatos são checados e, sobretudo, entender que a informação
que é publicada interfere na vida e na felicidade
das pessoas. Por isso o jornalista – ou pessoa que
difunde informações – tem que trabalhar
com muita responsabilidade e respeito pelo outro.
Enfim, espero que este material sirva como um treino preliminar
para aqueles que ainda não chegaram a uma faculdade
de jornalismo e, ao mesmo tempo, como um estímulo
para aqueles que se interessam pela carreira.
Enio
Moraes Júnior*
enio@jornaljovem.com.br
www.blogdoenio.blog-se.com.br
Parte 01
A
pauta: o roteiro da reportagem
Pensar
e elaborar uma boa pauta é o começo de qualquer
boa reportagem jornalística. Ela é o guia,
o roteiro, o briefing que vai orientar o repórter
em seu trabalho. A pauta é a solicitação,
por parte do pauteiro, do trabalho que ele deseja que o
repórter execute.
Costumo dizer aos meus alunos que quando o trabalho de apuração
da informação é feito por apenas uma
pessoa, e não há as figuras do pauteiro,
do repórter, do editor
etc., mas todo trabalho é feito por apenas uma pessoa,
ao em vez de pauta, podemos falar em um roteiro pessoal
para o trabalho de reportagem.
Ao contrário do que se pensa, deve haver um cuidado
muito grande na hora de preparar a pauta ou o roteiro de
reportagem. Além de pensar bem o que se quer dizer
no texto e a maneira como se quer falar, é preciso
criatividade e estar bem informado sobre o assunto que se
quer escrever.
Além disso, vale lembrar que a pauta ou o roteiro
não devem ser uma camisa de força. Se, por
um lado, o repórter deve segui-los com precisão,
por outro, em alguns momentos, deve abandonar sua rigidez
e apostar na sua sensibilidade, no seu ‘faro’.
Enfim, na hora de elaborar a pauta ou o roteiro da reportagem:
1.
Deixe claro, no início da pauta, a retranca,
ou seja, o assunto de que deverá tratar a reportagem.
2.
Pesquise sobre o assunto: anote dados que
você acha relevantes e que já estão
disponíveis em algum lugar. Hoje em dia, além
dos jornais, a internet e sites de busca como o Google e
o Yahoo são boas fontes para essa primeira etapa
do trabalho;
3.
Em seguida, aponte os elementos a serem problematizados.
Esclareça para o repórter – no caso
de estar elaborando uma pauta – ou para você
mesmo – em se tratando de um roteiro –, o que
a matéria vai acrescentar às informações
já disponíveis;
4.
A seguir, indique fontes a serem ouvidas,
ou seja; as pessoas que podem ser entrevistadas sobre o
assunto. Sugira as possíveis perguntas a serem feitas
pelo repórter e, por fim, anote nomes e, na medida
do possível, e-mails e telefones das fontes. Neste
ponto, lembre-se que nem sempre apenas as autoridades são
ouvidas. Sugira também entrevistas com pessoas do
povo, e aí nem sempre você precisa citar nomes;
5.
Se você dispuser de equipamento fotográfico,
não deixe de sugerir ou roteirizar fotos
e imagens que devem, junto com o texto, ilustrar
o trabalho;
6.
No final, indique o número de laudas
que o repórter tem para escrever. Isso é importante,
pois é uma forma de garantir que não vai faltar
nem sobrar texto. Uma lauda, para quem ainda não
tem familiaridade com a linguagem jornalística, corresponde
a um conjunto de 1400 (mil e quatrocentos) caracteres contados
os espaços. Uma matéria jornalística
de um tamanho razoável tem, em média, duas
laudas.
Com
as dicas acima, a sua pauta ou roteiro estão prontos
e o seu repórter ou você estará mais
habilitado a fazer o trabalho de campo: a reportagem. Veja
no exemplo de pauta a seguir como podem ficar os seis tópicos
de que falamos acima e depois tente elaborar a sua pauta.
Sucesso!
Retranca
(assunto): O voto do jovem
Corrupção,
CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito)
quase que intermináveis, alguns deputados com mandatos
cassados e muitos outros absolvidos contando, muitos vezes,
com as benesses e os privilégios das amizades do
meio político nacional. Este é mais ou menos
o desolador quadro da política brasileira e, em meio
a isso tudo, a população parece cada vez mais
distante da vida e das decisões políticas.
Os jovens, muitos dos quais votam pela primeira vez em outubro
deste ano, têm pouco interesse pela política
e não sabem que critérios estabelecer para
escolher seus candidatos. A idéia é fazer
uma matéria sobre o assunto e discutir a questão
do primeiro voto do jovem, um tema que interessa a muita
gente em ano eleitoral. É importante conversar com
conhecedores da política nacional.
Vamos conversar com o cientista político Bruno
Konder Comparato, professor da Universidade de
São Paulo, e saber dele:
• Por que a política brasileira passa por essa
crise de credibilidade e interesse? O quadro sempre foi
este ou agravou-se nos últimos anos?
• É importante o voto do jovem? Quais os critérios
que ele deve estabelecer para escolher seus representantes
nos espaços políticos nacionais?
• Como o jovem pode acompanhar mais de perto as decisões
e cobrar mais dos políticos?
É válido conversar também com jovens,
especialmente com aqueles que votam este ano pela primeira
vez. Procurar saber:
• Eles acham que participam da vida e das decisões
políticas do País? Por quê? Se participam,
de que forma eles fazem isso?
• Quais os critérios que pretendem adotar para
escolher seus representantes?
Temos no mínimo duas e no máximo três
laudas para contar essa história. Vamos também
fazer fotos de todos os entrevistados e também da
fachada da sede do Tribunal Regional Eleitoral de São
Paulo (TER / SP) para ilustrar a matéria.
Contato:
Prof. Bruno Konder Comparato
Telefones: (11) AAAA-BBBB/ CCCC-DDDD
E-mail: ABCD@XXX.com.br
TSE: Rua Francisca Miquelina, 123 –
Bela Vista
Enio
Moraes Júnior*
enio@jornaljovem.com.br
www.blogdoenio.blog-se.com.br
*
Enio Moraes Júnior é jornalista, mestre em
Ciências da Comunicação pela Escola
de Comunicações e Artes da Universidade de
São Paulo e professor universitário em São
Paulo.
Veja também >>>
- Parte 01 - A pauta: O roteiro da reportagem
Texto: Enio Moraes Júnior
- Parte 02 - A reportagem
Texto: Enio Moraes Júnior
- Parte 03 - O texto
Texto: Enio Moraes Júnior |