Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Noites de gala, samba na rua
Artista: Mônica Salmaso
Gravadora: Biscoito Fino



Antecipando o projeto que, segundo ela, mais cedo ou mais tarde, certamente faria, Mônica Salmaso dedica novo disco à obra de Chico Buarque

Desde 1989, quando iniciou sua carreira artística na peça “O Concílio do Amor”, a paulistana Mônica Salmaso vem caminhando rumo ao sólido reconhecimento que tem hoje. E não à toa foi consagrada com a única participação de Carioca, último disco de Chico Buarque de Hollanda.

Entretanto, segundo ela, o convite só fez apressar a realização de um desejo que sempre teve: um disco só com canções de Chico. “Me parece natural que, a certa altura da carreira, um intérprete de se dedique a fazer projetos sobre a obra de determinados compositores”, comenta no encarte do novo disco, Noites de gala, samba na rua, em que reúne 14 faixas selecionadas de um rol de 60 músicas.

O CD, lançado em 2007, é o seu segundo pela Biscoito Fino e traz a especificidade de ter o grupo Pau Brasil como convidado em todas as faixas. O desafio, segundo Mônica, era integrar, dessa vez, a voz da cantora à sonoridade própria de um grupo e não o contrário, como costuma acontecer com mais freqüência.

É com sutileza que o ar jazzístico de Pau Brasil sofistica ainda mais canções como Beatriz, Ciranda da Bailarina ou mesmo outras mais antigas como Bom Tempo (descontraída e irreverente como muitas vezes são os sambas de Chico) e a consagrada Quem te viu, quem te vê, de onde retirou os versos que intitulam o disco.

Outras como Você, Você, Logo Eu, O Velho Francisco e Suburbano Coração ganham belas releituras com atenção especial para o arranjo ao estilo de Pixinguinha de Logo Eu (com o sax de Teço Cardoso e os duos com Mônica).

O grupo Pau Brasil, com os integrantes dos quais Mônica já havia trabalhado antes, mas de maneira dispersa, é composto por Nelson Ayres (piano), Paulo Bellinati (violão e cavaquinho), Teço Cardoso (sax e flautas), Rodolfo Stroeter (baixo) e Ricardo Mosca (bateria e perscussão). A Mesma formação apresentou no Teatro Fecap o show que, por sua vez, é fiel ao disco.

Thiago Sogayar Bechara

Fonte:

Site Mônica Salmaso: www.monicasalmaso.mus.br

Site Biscoito Fino: www.biscoitofino.com.br

Fonte da foto: http://www.monicasalmaso.mus.br/new/Paginas/PORTUGUES.asp

 

Envie esta notícia para um amigo

 

DICAS DE LIVROS

Indecisão
Benjamin Kunkel

DICAS DE CDs

Have a litlle faith
The BellRays
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.