Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
semanaso01_febrace_microbiologia.php
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores


Ana Cláudia Cassanti e Ana Clara Cassanti

15 anos, 1º ano EM Colégio Dante Alighieri - SP

Orientadoras: Eliana Ermel de Araujo e Suzana Ursi

A FEBRACE é uma feira anual para  estudantes do último ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio e técnico. Escolas públicas e particulares de todo Brasil podem participar. Participam projetos de uma das áreas da ciência (exatas e da terra, biológicas, da saúde, agrária, sociais e humanas) ou engenharia e suas aplicações. Os melhores projetos são selecionados como finalistas que apresentam seu trabalhos na mostra de projetos que ocorre em Março.  O projeto a seguir foi apresentado por Ana Cláudia Cassanti e Ana Clara Cassanti do 1º e 2º ano EM do Colégio Dante Alighieri.

O aprendizado de microbiologia auxilia as crianças a descobrirem tantos os problemas quanto os benefícios que os microorganismos podem causar aos seres vivos e ao meio ambiente. Dessa maneira, achamos importante que todos os alunos, independentemente do nível sócio-econômico, tenham acesso a esse assunto.

Nosso trabalho visou testar a hipótese de que é possível o ensino de microbiologia em escolas que não possuam recursos financeiros para a construção e manutenção de um laboratório de ciências.

Para conseguirmos testar nossa hipótese, fizemos experiências. Substituímos materiais caros por outros mais baratos, como uma estufa profissional por uma estufa feita de papelão, agar por gelatina incolor e autoclave por uma panela de pressão. Na primeira, fizemos um cultivo de bactérias e verificamos a eficiência de desinfetantes de diferentes marcas. Em outra experiência, mostramos que mãos aparentemente limpas contêm muitas bactérias. Na terceira experiência, demonstramos qual é a melhor forma de se conservar um alimento.

Outra estratégia importante para nosso trabalho foi a criação de um jogo virtual (computador) e de um jogo de tabuleiro, para que as crianças consigam aprender microbiologia de um modo mais divertido do que em aulas convencionais. Nossos jogos contêm três fases e uma última etapa constituída por perguntas que testarão os conhecimentos adquiridos pelas crianças durante o jogo. O jogo de tabuleiro tem custo baixo, por ser feito de materiais escolares simples.

Alunos de escola pública utilizando nossos materiais. Foto: Suzane Ursi

As atividades foram utilizadas em aulas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Aplicamos testes visando avaliar a eficiência das atividades. Os dados obtidos permitem aceitar a hipótese inicial do trabalho.

O novo desafio do projeto é divulgar o material desenvolvido. Com esse intuito, estamos participando de diversos eventos científicos, como a Semana Nacional de Ciência a Tecnologia. Além disso, desenvolvemos uma oficina para professores da rede pública, que foi realizada em nosso colégio no sábado passado (dia 06 de outubro).

Também criamos um site que disponibiliza nossos materiais (www.colegiodante.com.br, clicar em “Microbiologia Democrática”). Esperamos que essas iniciativas nos auxiliem a tornar o ensino de microbiologia cada vez mais democrático!

Envie esta notícia para um amigo

PARQUE DO IBIRAPUERA

Vídeos

Bel Bechara e Sandro Serpa

FEBRACE

Microbiologia democrática

Ana Clara Cassanti, Ana Cláudia Cassanti, 1º ano EM Colégio Dante Alighieri -SP

Amaciante ecologicamente correto

Alannah Siqueira Guerrero, 1ºano Química - USP

A ilusão de ótica

Maria Inês Nogueira, Laboratório de Neurociências da USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.