Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
semanasp_00_pca_relogio_nuvens.php
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

As Nuvens e a Metereologia


William Yasuo Minhoto

19 anos, 1º Ano de Graduação em Meteorologia

Universidade de São Paulo -USP

Será que vai chover? Olhe para o céu!

Para você saber se vai chover ou não, basta analisar os tipos de nuvens. As únicas nuvens que podem gerar precipitação* são: Cumulunimbus, Nimbustratus, Stratus e Altostratus.

Alguns tipos de nuvens mostram que uma frente quente está em aproximação, outras mostram a aproximação de uma tempestade (caso do Cirrucumulus), mas são poucas as vezes que se consegue acertar uma previsão de tempo só olhando para a nuvem. É possível acertar por um curto período de tempo (no máximo por 24 horas), principalmente se a previsão se referir à possibilidade de chuvas.

As nuvens são classificadas como:

1. Nuvens Altas - A base das nuvens deve estar acima de 6km de altura

2. Nuvens Baixas - A base deve estar até 2km de altura.

3. Nuvens Médias - A base deve estar entre 2km e 4km de altura (Pólos); ou entre 2km a 7m de altura (Latitudes Médias); ou entre 2km a 8km de altura (próximo das Linha do Equador). Fonte:site do INMET.

Conheça alguns tipos de nuvens

 

Cumulonimbus. Acervo da Estação Ciência. Fotos: Bel Bechara.

 

1. Cumulonimbus (Cb)

Estas nuvens são extremamente espessas e para identificá-las basta prestar atenção se há trovões. Porém, mesmo que esteja chovendo, não se pode afirmar que seja uma Cumulonimbus pois há outros tipos de nuvens que causam precipitação. Dependendo da posição que o observador estiver, esta nuvem vai ser cinza. Se o observador estiver olhando de longe, ele poderá identificar a Cumulonimbus através do formato de "bigorna", pois esta nuvem, em seu topo, se assemelha a uma "bigorna" ou "cogumelo".

2. Stratus (St)

É o tipo de nuvem da garoa (conhecido também como chuvisco). Estas nuvens, algumas vezes, se encontram bem próximas ao solo da região, por esse motivo, uma das maneiras de identificá-las é olhando para o horizonte. Nas cidades, basta olhar para um local - de preferência longe do ponto onde se está - onde há prédios e observar se estão nítidos ou não.

 

Cirrucumulus. Acervo da Estação Ciência

3. Cirrucumulus (Cc)

São as nuvens em formatos de grânulos (num conceito mais popular, em formato semelhante a "bolinhas"). Porém, é necessário cuidado, pois um outro tipo de nuvem (Altocumulus) também possui este formato. Para diferenciar uma da outra saiba que a Cirrucumulus é um pouco menor que a Altocumulus.

 

Cirrus. Acervo da Estação Ciência

4. Cirrus (Ci)

Este tipo de nuvem é um dos mais fáceis de ser identificado, pois estas nuvens não são tão espessas e, na maioria das vezes, deixam uma leve impressão de que o observador consegue visualizar o céu por cima delas pois este não perde muito de sua tonalidade. As Cirrus assemelham-se a uma "espinha de peixe" e geralmente possuem aspecto delicado.

 

Cirrustratus. Acervo da Estação Ciência

5. Cirrustratus (Cs)

Este tipo de nuvem gera um fenômeno na meteorologia chamado halo. São nuvens muito finas e esbranquiçadas e não encobrem todo o Sol, pois permitem um pouco de passagem da luz solar - o que gera o halo. Este fenômeno pode ser visto quando o observador visualizar uma espécie de circunferência em torno do Sol.

 

 Altostratus. Acervo da Estação Ciência

6. Altostratus (As)

Esta categoria de nuvem não permite que a luz solar passe totalmente, por isso não forma o fenômeno do halo. Para identificar este tipo de nuvem deve-se observar o Sol, pois como uma parte da luz solar irá passar pela nuvem, o observador visualizará o Sol como se ele estivesse "borrado."

 

Altocumulus. Acervo da Estação Ciência

7. Altocumulus (Ac)

Este tipo de nuvem é muito semelhante ao Cirrocumulus (Cc). Para identificar a Altocumulus, o observador deve analisar o tamanho das nuvens, pois elas também têm o formato de "bolinhas". Diferente do Cirrucumulus, são um pouquinho maiores pois estão em uma camada da atmosfera mais baixa.

8. Stratocumulus (Sc)

Esta nuvem é bem semelhante a um lençol enrolado, pois tem sua forma bem definida e são razoavelmente compridas.

Cumulus. Acervo da Estação Ciência  

9. Cumulus (Cu)

Esta nuvem é bem comum nos desenhos infantis. A maioria das crianças representa este tipo de nuvem artisticamente, sem saber. Suas formas são bem definidas. Elas se parecem com "algodões". Podem ser classificadas em três categorias - humilis, mediocres, congestus. Seu tamanho vai aumentando conforme a escala (do menor para o maior) e em algumas vezes podem gerar uma Cumulunimbus.

 

10. Nimbustratus (Ns)

O observador poderá visualizar uma Nimbustratus quando começar a chover. Uma das características é ter sua base bem espalhada. Esta nuvem geralmente é bem "grossa". Uma chuva contínua tem como característica este tipo de nuvem, mas para se ter certeza é importante ficar atento para a presença ou não de trovões, pois caso eles ocorram, não é uma Nimbustratus.

Existem outros tipos de nuvens mas que não tão freqüentes.

Classificação das nuvens

01. Cirrus (Ci) - ALTA

02. Cirrostratus (Cs) - ALTA

03. Cirrocumulus (Cc) - ALTA

04. Altostratus (As) - MÉDIA

05. Altocumulus (Ac) - MÉDIA

06. Stratocumulus (Sc) - BAIXA

07. Cumulus (Cu) - BAIXA

08. Stratus (St) - BAIXA

09. Nimbostratus (Ns) - BAIXA

10. Cumulonimbus (Cb) – BAIXA

 

*Precipitação: Fenômeno pelo qual a nebulosidade atmosférica se transforma em água, formando o orvalho, a neve, o granizo e a chuva.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PRAÇA DO RELÓGIO - USP

Vídeos

Bel Bechara e Sandro Serpa

A corrida contra o tempo

Thiago Bechara, 3ºano Jornalismo- Mackenzie-SP

USP na semana

Thiago Bechara

As Nuvens e a Metereologia

William Yasuo Minhoto,

1°ano Metereologia- USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.