Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
Editorial
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Tema da Hora
Entrevistado da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Decibel
HQ e Charge
Fui!
Pra lá e pra cá
Amigos no exterior
É o bicho!
Poesia
Crônica
Prof. Pardal
Participe da enquete
Em Destaque
Repórter Jovem
  Comenta
Livros, CDs e DVDs
Agenda
Cinema
Teatro
Escola
Como participar
Escolas no Nº 01
Fale conosco
Todas as edições do JJ
Televisão: o que ela liga em você?

José Francisco Conte de Sacadura Cabral
3º E.M. Colégio São Luís
Categoria: Crônica

Domingo, 2h da tarde, ligo a TV, pego o controle remoto e começo uma guerra contra a programação, eu programo ela ou ela me programa? De um canal pro outro, da bunda da tiazinha pros peitos da feiticeira, da barriga do Faustão pra peruca do Gugu. Resolvo mudar de estratégia, aproveito que tenho TV por assinatura e rumo para outros canais além de SBT e Globo. Começo nos canais de filmes, nada que me interesse; vou para os educativos, corretos, até demais para nossa realidade; perseguições, combates, amor, sexo, política e economia. TUDO, NADA.

Sou um daqueles viciados em trocar de canal, não importa o quanto seja bom o programa atual eu não resisto a procurar algo melhor em outro canal. E fico assim um pedaço de um filme um capítulo de uma novela e assim vai... Nessas acabo procurando alguma coisa melhor para fazer.

Na Segunda vou pra escola. Olhem lá uma cena igualzinha ao último capítulo da Malhação! Acabando a aula volto pra casa, no caminho todos vestidos com o último modelito do galã da novela das oito! Almoço vendo TV, durmo vendo TV, acordo e vejo o mundo como um programa de TV. A TV imita a vida ou a vida imita a TV? Ou ambos são completamente diferentes e eu um viciado em TV não consigo perceber?

Isso tudo sempre causou-me grande confusão, aquele modelito está na moda porque o galã usou ou justamente o galã usou porque ele está na moda? Nós somos manipulados pelos diretores das emissoras ou manipulamos eles com o controle remoto e nossa genial audiência?

Com certeza nossa audiência tem um grande poder, a cada minuto que nós vemos um comercial eles ficam mais e mais ricos. Até nossa audiência, nossa mente é um produto. E não adianta dizermos que não temos escolha, os canais educativos, culturais ou politicamente corretos estão aí! E nós os rejeitamos ou porque são chatos, ou porque não estão na moda ou porque simplesmente cansa ouvir pessoas falando a coisa certa a ser feita na hora certa!

A TV sem dúvida é um grande fenômeno da modernidade e o grande vício do homem moderno. Porque? Porque buscamos algo que vá além de nossa realidade... Uns chamam de alienação, outros de entretenimento e outros me mandaram ficar quieto porque esse é o ultimo capítulo da novela...
José Francisco Conte de Sacadura Cabral
3º E.M. Colégio São Luís
José Francisco Conte de Sacadura Cabral
3º E.M. Colégio São Luís
Pedro França
8º série E.F.Escola Santo Inácio
Gaby Midori Hosokawa
8º série E.F.Escola Santo Inácio
Renata Preturlan
3º E.M.Colégio São Luís
Conheça o portfólio