Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
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Quando som e imagem tornam-se ameaças invisíveis: Pesquisa e análise dos efeitos da poluição visual e sonora no cotidiano das metrópoles. Existe solução?


Karen Aparecida Mariano, Luana Alba Peres, Erick Varzot Araújo Brito

Silvia Elena Pacheco, Carla Cristina de Sena (Orientadoras)

Escola de Ensino Médio, Educação Profissional e de Jovens e Adultos Embaixador Assis Chateaubriand

Osasco - SP

A idéia principal do projeto é criar um ambiente onde as pessoas possam conhecer mais sobre a poluição sonora e a poluição visual de Osasco. Pelo fato das mesmas não serem muito divulgadas e sentidas, não são reconhecidas como malefícios diários.

Nossa meta é causar impacto à sociedade, por meio de uma experiência audiovisual, onde o indivíduo participa de uma comparação entre dois meios sociais. Um meio seria a cidade ideal e o outro seria uma versão realista e exagerada do meio em que vivemos.

Esse contato audiovisual com os dois meios sociais será feito por meio de duas tendas móveis, nas quais estarão presentes na primeira tenda elementos urbanos encontrados diariamente nas ruas da nossa cidade, voltados para causar um primeiro impacto negativo naquele participante.

Na segunda tenda, estarão presentes tipos de elementos naturais infiltrados nesse primeiro meio urbano, causando um impacto positivo. Essas duas tendas serão conectadas por um túnel, onde os sons se fundirão, dando um aspecto de mudança de área.

Será entregue na saída, um folheto com dicas sobre como o indivíduo transformará suas atitudes diárias em atos ambientalmente corretos, compreendendo que sua participação é importante nesse processo.

A meta alcançada favorecerá para que a cidade de Osasco torne-se um lugar melhor. No início do trabalho, pesquisamos sobre as duas poluições, procurando dados, estatísticas e provas do mal que elas causam. Através de pesquisas de campo, constatamos também que há uma contribuição excessiva da mídia no uso de determinados meios de comunicação que contribuem e estimulam essas poluições, além dos próprios habitantes que são causadores dessa alteração ambiental.

Considerando estes dados, verificamos que há somente um caminho: o da conscientização, sendo a educação um princípio fundamental para desenvolver a mudança de idéias e ações.

 

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