Camila Wroblewski
Luana Chnaiderman de Almeida (Orientador)
Escola Brasileira Israelita Chaim Nachman Bialik
São Paulo - SP
A hipótese do trabalho é que a indústria cinematográfica de massas por vezes acaba por banalizar o evento histórico e mesmo a dor daqueles que o viveram ao representar
catástrofes históricas.
Isso ocorre pois os filmes tendem a focar a história de um indivíduo, construído como herói, e centram a representação histórica nos dramas particulares desse indivíduo, transformando as questões sociais e políticas e mesmo a catástrofe em pano de fundo para o melodrama burguês.
No trabalho foi realizada a análise de dois filmes paradigmáticos e de sucesso sobre dois genocídios de povos e épocas distintas (o genocídio do povo judeu durante a segunda guerra mundial, no filme, “A lista de Schindler” e o genocídio dos tutsis em Ruanda no final do século XX no filme “Hotel Ruanda”) para perceber através das semelhanças estruturais e estéticas entre os dois filmes, quais os traços semelhantes de composição formal e estrutural do enredo e da narrativa a fim de verificar se há uma estrutura semelhante na representação da catástrofe, seja ela qual for.
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