Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
c_humanas04.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Experimentoteca científica: Laboratório de ciências de baixo custo para o Ensino Fundamental


Dedivaldo Nascimento, Plácido Carlos, Ethienny Costa

Thaisa Jorgeanne Morais de Medeiros (Orientadora)

Colégio Diocesano Santa Luzia

Mossoró - RN

Foto: Gerardo Lazzari

 

Atualmente, o ensino de ciências tem como um dos seus pressupostos preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania, pois vivemos em uma sociedade que exige de seus cidadãos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Somos conhecedores que hoje, na maioria das escolas não há laboratórios, devido aos altos custos para sua construção. Então, decidimos desenvolver um trabalho que oportunizasse ao educando a elaboração de experimentos científicos de forma interdisciplinar, com o objetivo desenvolver experimentos que apresentem uma estreita conexão com o cotidiano do educando, contribuindo para a melhoria do aprendizado e da qualidade de ensino.

Para a elaboração, foram selecionados os conteúdos de química, física e biologia do 9º ano do Ensino Fundamental II, a serem abordados pelo o professor. Em seguida, realizamos pesquisas, testes e adaptações dos experimentos que são de fácil assimilação e execução pelo aluno.

Sugerimos a utilização dos experimentos da seguinte forma: antes da exploração dos conceitos para posteriormente transpor os resultados obtidos e discutir os conceitos pretendidos, ou após cada conteúdo para a concretização dos conceitos abordados de forma abstrata, para facilitar a aprendizagem do aluno.

Este presente trabalho foi aplicado em uma turma de alunos de uma escola da rede pública de ensino e verificou-se que, 100% dos alunos acharam as aulas mais divertidas, interessantes e que facilitou a aprendizagem dos conteúdos abordados.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

CIÊNCIAS HUMANAS

Conheça alguns projetos

Literatura de Cordel: cultura que não morre

Henrique M. Dias, Renato A. dos Santos da Silva

Invisibilidade social segundo G.H.: A paixão segundo Clarice Lispector

Clarice T. B. de Carvalho, Beatriz M. Marinho de Mello, Larissa S. Arnoni

Quando som e imagem torman-se  ameaças invisíveis

Karem Mariano, Luana Peres, Erick Brito

Experimentoteca Científica

Dedivaldo Nascimento Jr., Plácido Carlos, Ethienny Costa

Análise das mensagens ocultas na propaganda

Anna Carolina Drummond Xavier Telles

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.