Dedivaldo Nascimento, Plácido Carlos, Ethienny Costa
Thaisa Jorgeanne Morais de Medeiros (Orientadora)
Colégio Diocesano Santa Luzia
Mossoró - RN
Foto: Gerardo Lazzari
Atualmente, o ensino de ciências tem como um dos seus pressupostos preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania, pois vivemos em uma sociedade que exige de seus cidadãos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Somos conhecedores que hoje, na maioria das escolas não há laboratórios, devido aos altos custos para sua construção. Então, decidimos desenvolver um trabalho que oportunizasse ao educando a elaboração de experimentos científicos de forma interdisciplinar, com o objetivo desenvolver experimentos que apresentem uma estreita conexão com o cotidiano do educando, contribuindo para a melhoria do aprendizado e da qualidade de ensino.
Para a elaboração, foram selecionados os conteúdos de química, física e biologia do 9º ano do Ensino Fundamental II, a serem abordados pelo o professor. Em seguida, realizamos pesquisas, testes e adaptações dos experimentos que são de fácil assimilação e execução pelo aluno.
Sugerimos a utilização dos experimentos da seguinte forma: antes da exploração dos conceitos para posteriormente transpor os resultados obtidos e discutir os conceitos pretendidos, ou após cada conteúdo para a concretização dos conceitos abordados de forma abstrata, para facilitar a aprendizagem do aluno.
Este presente trabalho foi aplicado em uma turma de alunos de uma escola da rede pública de ensino e verificou-se que, 100% dos alunos acharam as aulas mais divertidas, interessantes e que facilitou a aprendizagem dos conteúdos abordados.
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