Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
c_humanas05.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Novas formas de aprender, novas formas de ensinar


Danielly Enyd Felau, Sheylla Maryelleen Felau

Marcio Fraiberg Machado (Orientador)

Instituto Adventista Cruzeiro do Sul

Taquara - RS

 

Foto: Gerardo Lazzari

 

Tem sido muito difícil educar o aluno de hoje, onde a tecnologia avança num piscar de olhos. As atrações são tantas que aluno acaba desviando a atenção da aula ou do estudo em casa, ficando difícil para ele conseguir ler um livro e até mesmo ouvir o professor falar por mais de 10 minutos, sobre determinado assunto. Para que isso não aconteça é preciso utilizar a tecnologia a favor do ensino e buscar novos meios para facilitar a aprendizagem e manter o aluno concentrado na aula.

A imagem (Arte visual) e a música (áudio visual) estão sendo desenvolvidas tecnologicamente a cada momento e chamam muita a nossa atenção, pois agem de forma diferente da linguagem falada ou escrita no nosso cérebro, assim, se utilizado esses meios para o ensino, será mais fácil interagir o aluno a aula.

Pensando nisso, nosso projeto busca mostrar formas para tornar os estudos abstratos em matérias concretas facilitando a memorização de assuntos biológicos, em especial sobre as doenças causadas pelo parasitismo, em forma de quadros, esculturas e paródias musicais. Cerca de 40 paródias e 45 telas foram produzidas, em grupos, pelos alunos do ensino médio.

As paródias foram avaliadas de acordo com a criatividade na apresentação, com a qualidade do conteúdo e com o ritmo e melodia da música. Das 40 paródias, selecionamos as 10 melhores, acrescentando imagens, formando assim, vídeos educativos, ampliando e facilitando a forma de aprendizagem. Das 45 telas selecionamos 10, que são as que mais chamam a atenção pelo tipo de estrutura e técnica artística utilizada. Os quadros foram produzidos a partir de técnicas inovadoras que chamam a atenção das pessoas que os vêem.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

CIÊNCIAS HUMANAS

Conheça alguns projetos

Literatura de Cordel: cultura que não morre

Henrique M. Dias, Renato A. dos Santos da Silva

Invisibilidade social segundo G.H.: A paixão segundo Clarice Lispector

Clarice T. B. de Carvalho, Beatriz M. Marinho de Mello, Larissa S. Arnoni

Quando som e imagem torman-se  ameaças invisíveis

Karem Mariano, Luana Peres, Erick Brito

Experimentoteca Científica

Dedivaldo Nascimento Jr., Plácido Carlos, Ethienny Costa

Análise das mensagens ocultas na propaganda

Anna Carolina Drummond Xavier Telles

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.