Novembro de 2010 - Nº 19   ISSN 1982-7733  
exposicao62.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Fale conosco
 Governantes
Atribuições
Poder Executivo
Poder Legislativo
Poder Judiciário
 Brasil  2010
Convidados da Hora
 A Saúde
 O Trabalho
 A Educação
 A Habitação
 A Segurança Pública
O Marketing Político
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Som na caixa
Poesia
Cordel
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

"Se não desse tempo– Pintura alemã contemporânea: 1989 - 2010" no MASP

Mostra, concebida exclusivamente para o MASP, reúne 83 obras de 26 artistas alemães que nasceram e cresceram sob as mudanças de uma Alemanha pós-Muro de Berlim. De 19 de setembro a 9 de janeiro de 2011.

Sociedade da Justiça, 2003. Andreas Hofer, Frankfurt. Foto: Divulgação

A pintura produzida nas duas últimas décadas na Alemanha reunificada, pós-Muro, chega ao Brasil em setembro, em meio à Bienal Internacional de Arte de SP. SE NÃO NESTE TEMPO – Pintura alemã contemporânea: 1989-2010  traz 83 obras de 26 expoentes da arte produzida em Berlim, Leipzig, Dresden, Hamburgo, Düsseldorf, Munique e Karlsruhe.

 

 

Perambulando, 2008 - Franz Ackermann, Berlim. Foto: Divulgação

Integrada por artistas que nasceram, a maioria, após a segunda guerra mundial, e pouco ou nada vistos no Brasil, esta exposição traz o melhor da pintura feita na Alemanha desde a queda do Muro em 1989. Esta é de fato a primeira exposição desse porte a reunir, na América Latina, tamanha variedade de nomes e estilos. Ao lado de artistas consagrados como Gerhard Richter e A.R.Penck, a mostra tem a presença de jovens talentos como Jonathan Meese, Tim Eitel, Albert Oehlen e Katherina Grosse, para citar apenas alguns, e conta ainda com obras daquele que é um dos mais destacados e discutidos hoje, Neo Rauch, que acaba de comemorar seus 50 anos com duas exposiçõies retrospectivas de porte em Leipzig e Munique. E inclui também alguns nomes da pintura da ex-Alemanha Oriental, como W. Mattheuer e W. Tübke, que estão na origem daquilo que hoje é uma peça forte da nova tendência alemã.

 

Todos os estilos e movimentos estão aqui representados, do abstrato ao figurativo passando pela estética “suja”, quase “de rua”, e pelo classicismo revisitado e altamente elaborado. São ao todo 83 obras, da autoria de Franz Ackermann, Werner Büttner, André Butzer, Tatjana Doll, Tim Eitel, Katharina Grosse, Eberhard Havekost, Bernhard Heisig, Anton Henning, Andreas Hofer, Jörg Immendorff, Martin Kippenberger, Markus Lüppertz, Michel Majerus, Wolfgang Mattheuer, Jonathan Meese, Albert Oehlen, A.R. Penck, Neo Rauch, Daniel Richter, Gerhard Richter, Thomas Scheibitz, David Schnell, Werner Tübke, Corinne Wasmuht e Thomas Zipp.

 

Uma ocasião única para ver em São Paulo – a exposição, especialmente concebida para o MASP, não irá a outras cidades brasileiras – o que há de melhor na pintura mundial, em plena época da Bienal.

Serviço Educativo - Como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, a exposição SE NÃO NESTE TEMPO – Pintura alemã contemporânea: 1989-2010 terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251 5644, ramal 2112.  

Arte Contemporânea na Escola MASP – A partir do mês de outubro, a Escola do MASP abre em sua grade o curso de Arte Contemporânea, com aulas ministradas pelos professores Dr. Celso Favaretto, Dra. Paula Braga e Dr. Ricardo Fabbrini. O curso visa analisar o processo de consolidação da arte moderna no Brasil, nas décadas de 50 a 70, assim como seu legado à arte contemporânea. Examinará a produção artística e estética desse período, bem como a reflexão teórica, de artistas e críticos, que a motivou. Informações: 3251 5644, ramal 2104.  

 

 

SE NÃO NESTE TEMPO – Pintura alemã contemporânea: 1989 - 2010

Em exposição: De 19 de setembro a 9 de janeiro, na Galeria Clemente de Faria, 1º subsolo.

Curadoria: Teixeira Coelho e Tereza de Arruda

Patrocínio: Mercedes-Benz.

Apoio: Goethe-Institut São Paulo e Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

Produção e Montagem: Equipe do MASP.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes.

Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha uma hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 não pagam. 3ªs feiras: ingresso livre.

Mais informações: www.masp.art.br. Twitter: http://twitter.com/maspmuseu

 

  

      

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.