Novembro de 2010 - Nº 19   ISSN 1982-7733  
exposicao64.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Fale conosco
 Governantes
Atribuições
Poder Executivo
Poder Legislativo
Poder Judiciário
 Brasil  2010
Convidados da Hora
 A Saúde
 O Trabalho
 A Educação
 A Habitação
 A Segurança Pública
O Marketing Político
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Som na caixa
Poesia
Cordel
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

29ª Bienal de São Paulo

De 25 de setembro a 12 de dezembro de 2010.

Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera, São Paulo

“Há sempre um copo de mar para um homem navegar”

 

A 29ª Bienal de São Paulo expõe cerca de 850 obras, 600 legendas, de 159 artistas até o dia 12 de dezembro, no Pavilhão do Ibirapuera. A exposição pretende ser simultaneamente uma celebração do fazer artístico e uma afirmação de sua responsabilidade perante a vida e a sociedade.

O Jardim, faço nele a volta ao Infinito – parte 02, a Noite (A Sereia)

Artista: Albano Afonso. Período: 2010. Foto:Divulgação

Para afirmar a estreita e ambígua ligação entre arte e política, a 29ª Bienal de São Paulo toma emprestado, como título, um verso da obra Invenção de Orfeu (1952), do poeta Jorge de Lima: “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”. Verso que sugere que a dimensão utópica da arte está contida nela mesma, e não no que está fora ou além dela.

 O Jardim, faço nele a volta ao Infinito – parte 02, a Noite (O Homem Árvore)

Artista: Albano Afonso. Período: 2010. Foto:Divulgação

Sem quaisquer hierarquias, a mostra aproxima obras recentes de outras feitas há muitos anos. Obras ‘históricas’ são incluídas na 29ª Bienal de São Paulo por sua importância para entender-se o mundo contemporâneo, reunindo artistas de dezenas de países, especialmente da América Latina.

 La cama matrimonial, de la serie: El devenir de sus dias

Artista: Alessandra Sanguinetti. Período: 2007. Foto:Divulgação

Terreiros

A mostra não será, ademais, meramente contemplativa. Ela oferecerá ao público formas diversas de experimentar a potência transformadora da arte. Com essa ambição e esse propósito, serão construídos seis espaços de convívio que, além de servirem para pausa antes de seguir-se adiante no percurso da mostra, serão usados para atividades diversas, tais como falas, projeções, performances e leituras. Chamados de terreiros, esses espaços remetem aos largos, praças, terraços, templos e quintais, lugares abertos ou fechados, onde em quase todo canto do Brasil se dança, briga, canta, brinca, toca, chora, conversa, joga ou se ritualiza a religiosidade híbrida do país.

 

A partir da arquitetura de cada um desses terreiros, idealizados por artistas e arquitetos convidados, e da programação que eles abrigam, questões específicas serão afirmadas e discutidas, deixando patente a presença profunda e diversa da arte na vida. Com título emprestado de obra do escritor argentino Jorge Luís Borges, o terreiro de performances “O outro, o mesmo” será desenvolvido pelo arquiteto Carlos Teixeira. Espaço reservado às projeções audiovisuais, o terreiro “A pele do invisível” terá assinatura do artista esloveno Tobias Putrih. No terreiro “Dito, não dito, interdito”, nome que evoca a obra do escritor Guimarães Rosa, o arquiteto Roberto Loeb e o grafiteiro Kboco criam espaço para debates e conversas. Também os arquitetos do UN Studio, de Amsterdã, vão criar espaço para atividades discursivas; nomeado de “Eu sou a rua”, esse terreiro celebra o jornalista e cronista carioca João do Rio. É um texto do escritor e dramaturgo paulistano Antonio Bivar, por sua vez, que dá nome ao terreiro projetado pelos artistas Marilá Dardot e Fábio Morais, “Longe daqui aqui mesmo”, misto de biblioteca e labirinto. Por fim, o terreiro “Lembrança e esquecimento”,

elaborado por Ernesto Neto, servirá como espaço de respiro, reflexão e descanso.

 

29º Bienal de São Paulo

Local: Parque do Ibirapuera, Portão 3, sem número

Telefone: 55 11 5576-7600

www.29bienal.org.br

Entrada gratuita

Encerramento da 29ª Bienal de São Paulo:12 de dezembro

Horários de funcionamento:

de 2ª a 4ª feira: das 9 às 19h (entrada até as 18h)

5ª e 6ª feira: das 9 às 22h (entrada até as 21h)

Sábado e domingo: das 9 às 19h (entrada até as 18h)

 

        

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.