Fevereiro de 2011 - Nº 20   ISSN 1982-7733  
jovem140.php
Como participar
Fale conosco/cadastro
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
 Tema da Hora
Memórias e História
Dicas de livros
 Perfis e Canções
Clara Nunes
Cida Moreira
 Gonzagão e Gonzaguinha
 Jayme Ovalle
 Luiz Carlos Paraná
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

A Massai Branca: Uma reflexão sobre a cultura

Shemilla Rossana de Oliveira Paiva

20 anos, 2º ano de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

Mossoró-RN 


A Massai Branca é uma produção alemã baseada na história real da escritora suíça Corinne Hofmann, que tem como diretor Hermine Huntgeburth. O filme foi lançado em 2005 e os atores principais são Nina Hoss e Jacky Ido. Tem duração de 131 minutos e o gênero é o drama.

 Foto: Divulgação

  Quando a história do filme tem início, temos acesso a um casal de suíços em visita ao Quênia, Stefen e Carola. Certo dia, eles conhecem dois guerreiros massai, e Carola imediatamente se encanta por um deles, Lemalian. O encantamento é tão intenso, aliás, que ela abandona o namorado e parte em direção à tribo do nativo, passando já de início por inúmeros problemas na locomoção. O segundo momento do filme é basicamente o início da relação Carola-Lemalian e Carola-tribo, ou seja, os desdobramentos começam quando Carola se insere no convívio com novos costumes, os exemplos são muitos, como a tristeza da moça ao ter a sua primeira noite de amor com seu guerreiro massai transformada em uma simples ação por busca de prazer por parte dele, algo quase animalesco, machista ou arrogante, ou então o estranhamento da suíça ao ver Lemalian bebendo leite com sangue de cabra e ao presenciar um ritual onde as mulheres mais velhas da tribo cortam o clitóris de uma menina que acaba de fazer quinze anos.

 

  É de extrema importância termos a sensibilidade de perceber que dentro da história de Carola está embutida uma questão bem mais relevante que é a diferença de costumes. No parágrafo acima eu afirmei que a primeira transa de Carola e Lemalian foi algo animal, machista e até arrogante, mas com que propriedade eu afirmo isso? Baseada em que e em comparação a que eu exponho essa afirmação? O que eu disse no parágrafo anterior foi simplesmente o que minha visão de ser que se acha mais civilizado e mais desenvolvido concluiu, imerso em um sentimento de superioridade cultural. A verdade é que temos que assistir ao filme já sabendo que não existe uma cultura melhor ou mais digna que outra, mas sim que existem culturas diversas e com enormes diferenças e valores, e já que foi Carola quem procurou se infiltrar na tribo, nada mais justo do que ela se adaptar a eles, e não o contrário.

 

  Outro ponto que mesmo o filme não instigando a reflexão nós devemos fazê-la, é nos indagarmos do motivo que gerou a atração súbita e avassaladora de Carola por Lemalian mostrado no início do filme. Será que não foi justamente a diferença e o exotismo dele que aguçou o interesse dela? Acredito que sim, e se tiver sido isso, ela deveria ter se preparado para encontrar pontos exóticos não só na “casca” e no âmbito superficial (físico), mas também em todos os outros quesitos. Enfim, durante todo o filme vemos situações de embates gerados por diferenças de valores, quando Carola abre uma lojinha e começa a apresentar uma noção embrionária do que seria o capitalismo. Lemalian dá crédito a todos que considerava como amigos e vizinhos, enquanto a suíça fica horrorizada ao ver uma mulher grávida gemendo de dor no chão, Lemalian ordena para que se afaste dela, pois se trata de feitiço. Quem é coerente, Lemalian ou Carola? Os dois são coerentes, pois ambos têm suas verdades e estas por sua vez estão fixadas em um embasamento de toda uma educação e condicionamento para os quais foram moldados desde seus primeiros dias de vida.

 

  Com o passar do tempo Lemalian demonstra-se cada vez mais ciumento (isso tem uma explicação lógica já que ele sempre viveu numa sociedade tipicamente patriarcal), e Carola não está mais suportando a situação. É nesse momento que ela decide voltar para a Suíça levando o fruto da sua relação com o guerreiro, sua pequena filha. Analisemos agora outro ponto curioso, a filha de Carola com Lemalian sai da tribo ainda pequena, ou seja, uma garotinha que nasceu numa tribo vai crescer na Suíça, durante esse crescimento ela vai normalmente formando valores e constituindo uma personalidade. Se vinte ou mesmo dez anos (quando já se tem um entendimento considerável) ela voltasse a essa tribo, tudo ia lhe parecer estranho e todos aqueles costumes iam lhe soar absurdos e desumanos do mesmo jeito que transpareceu para Carola no seu primeiro contato com a tribo. Isso é uma prova de que não existem concepções melhores que outras, ou mesmo mais bem formuladas, mas existem apenas várias formas de ver e interpretar as coisas, e essas formas são ditadas pela ótica pela qual nos adaptamos a enxergar.

 

  O filme tem como principal ponto positivo a idéia de abordar esse assunto de uma maneira tão caprichada com relação aos figurinos, fotografia, cenário, e a alguns aspectos próprios do texto, mas tem seus pontos negativos também, e eles estão presentes na maioria da narrativa que nos leva em alguns momentos a enxergarmos Carola como uma mulher que de início era bobinha, mas que depois se mostrou forte e lutadora, porém mesmo assim não suportou ficar ao lado de um homem descontrolado e violento, o que já mostrei não ser verdade. Por isso é bom que tenhamos um censo crítico em pleno desenvolvimento, pois nenhum filme e nenhuma outra coisa podem ser vista como uma verdade pronta e acabada.

 

  Indico o filme a todas as pessoas que quiserem entender mais sobre outros costumes e a respeitá-los, mostrando que o preconceito como o próprio nome já diz pré conceitua algo ou alguém antes de tentar e buscar entender o que está por trás de algo que tem força o bastante para se perpetuar por gerações e gerações.

 

 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 
CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.