Fevereiro de 2011 - Nº 20   ISSN 1982-7733  
livro05.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Fale conosco/cadastro
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
 Tema da Hora
Memórias e História
Dicas de livros
 Perfis e Canções
Clara Nunes
Cida Moreira
 Gonzagão e Gonzaguinha
 Jayme Ovalle
 Luiz Carlos Paraná
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

Clara Nunes – Guerreira da utopia

Autor: Vagner Fernandes

Editora: Ediouro


 

“Nesta obra, que se lê com incontida emoção, ainda está a Clara vitoriosa em apresentações no exterior. Vejo-a com muita nitidez, a iluminar noites de Abidjan, na Costa do Marfim, com seu canto perfeitamente compreendido e recebido de forma prazerosa por platéias de mais de três mil africanos. Afinal, foi de lá que vieram as raízes da arte de nossa Guerreira da Utopia.”

 Antonio Carlos Austregésilo de Athayde,

fundador do Clube do Samba

 

Resultado de quatro anos de pesquisa, o jornalista Vagner Fernandes apresenta a biografia de um ícone da música popular brasileira: Clara Nunes. 

 

Bela e talentosa, dotada de um carisma pessoal e simpatia contagiante, Clara Nunes é uma  personagem tão rica que vai surpreender os fãs mais ardorosos, com as revelações reunidas nas páginas deste livro, pontapé inicial para as comemorações dos 25 anos de morte da artista, em abril de 2008. Fartamente ilustrado com fotos, cada imagem registra os momentos de uma mulher incomum, à frente do seu tempo, cheia de personalidade, determinação e coragem. O autor ultrapassa o limite de uma mera biografia. Traça, paralelamente à trajetória da cantora, um retrato do Brasil nos anos de chumbo da ditadura militar e na campanha da anistia pela abertura democrática, ao relatar períodos importantes da vida nacional, vistos através da vida de um grande ídolo popular:  

 

Vagner Fernandes debruçou-se sobre a vida e a obra de Clara Nunes, percorrendo os lugares trilhados pela cantora. Da terra natal da artista em Caetanópolis (MG), ao popular bairro de Oswaldo Cruz (RJ), no qual se encontra a quadra da Portela, a escola de samba que se tornou uma das paixões de Clara. O autor pesquisou em uma ampla bibliografia e entrevistou mais de 300 pessoas com cerca de 400 horas só de depoimentos. As circunstâncias da morte de Clara, com o desarquivamento da sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, revela neste livro pela primeira vez, depois de 25 anos, as hipóteses para o choque anafilático, mesmo sem esclarecer qual substância especificamente teria provocado a alergia e levado Clara à morte.  

 

Carioca, 35 anos, o jornalista e pesquisador Vagner Fernandes é pós-graduado em jornalismo cultural, com uma carreira que cobre duas décadas na mídia impressa, rádio e televisão. Trabalhou entre outros, na Bloch Editores, O Globo, Jornal do Brasil e revista Vogue.

 

 

Clara Nunes – Guerreira da utopia

de Vagner Fernandes

Texto de orelha: Antonio Carlos Austregésilo de Athayde

Prefácio: José Louzeiro

320 p – R$ 49,90 – Ediouro – www.ediouro.com.br

Tel.: (21) 3882-8200 

 

Envie esta notícia para um amigo

   

DICAS DE LIVROS

O Desafio Biográfico
François Dosse

Edusp

Gonzagão e Gonzaquinha
Regina Echeverria

Ediouro

Furacão Elis
Regina Echeverria

Ediouro

Tarsila: sua obra e seu tempo
Aracy Amaral

Editora 34

O santo sujo: A vida de Jayme Ovalle
Humberto Werneck

Cosac Naif

Clara Nunes: Guerreira da Utopia
Vagner Fernandes

Ediouro

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.