Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03
Uma Carta para Peter Pan

Bruna Caciari
15 anos, 1º ano E.M. no Colégio Angélica
São Paulo - capital

 

São Paulo, abril de 2006.

Caro Peter Pan,


Quanto tempo! Depois que você voltou para a sua maravilhosa “Terra do Nunca”, muitas coisas mudaram por aqui... Gostaria que você voltasse. Estou com saudades das nossas aventuras, das suas histórias, de você... E até das birrinhas da Wendy.

Como estão as coisas por aí? Nossos amiguinhos estão bem? E você tem aprontado mais algumas travessuras com o Capitão Gancho?

Peter... Faz tanto tempo que a gente não se fala que eu não queria lhe encher de preocupações, mas não agüento mais... preciso dividir meus temores com alguém.
Os adultos daqui da Terra vivem emburrados com a vida, reclamando de tudo e de todos... São as preocupações da vida em geral: contas, escola, remédios, aluguel, manutenção da casa, problemas com o país, descrenças, decepções, enfim... vivem pensando nisso todos os dias, e se esquecem do mais importante: sonhar!

Queria fazer-lhe um apelo, amigo... Por que ao invés de acolher apenas crianças abandonadas, você não acolhe os adultos sem sonhos?

Eles precisam de ajuda. Precisam sonhar, se preocupar menos com coisas pequenas. Hoje, a correria tomou conta do coração das pessoas e não há mais tempo para as coisas simples da vida... A ambição humana superou a vontade de sonhar e ofuscou os verdadeiros valores. Os homens lutam por bens que não lhe serão úteis no futuro.

Sabe, Peter... você acredita que um dia desses ouvi falar que a Terra está superaquecendo? Pois é... Muitos não sabem disso, reclusos por demais em seus próprios temores pessoais. Os que sabem não se importam, ou se acomodam culpando o outro. E o grande culpado de tudo isso, é o próprio Homem...

Sabe o que isso pode gerar? Então... Depois que ouvi dizer sobre tudo isso, fui pesquisar em vários lugares e descobri que esse superaquecimento pode alterar o clima do planeta, derreter calotas polares e interferir na natureza e na vida humana. Tudo isso se deve ao aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera.

Pois é... E pensar que os homens lutam e se desgastam por tantas coisas como petróleo, território, domínio, poder, riquezas... E sabe do que a gente mais vai precisar em um futuro próximo? De ar puro, água e, principalmente, paz!

Os motivos para as guerras constantes não serão pelos mesmos ideais de hoje. O homem terá que brigar por um Planeta que o mantenha vivo. Uau... O homem tem pressa e a pressa não o deixa ver que ele vem lutando pelos ideais errados.

Acho que o melhor mesmo seria você nos salvar, colocando no coração desses meninos grandes “perdidos”, um pouquinho do encanto da criança que se corrompeu ao longo dos anos.

É o que eu lhe peço, amigo... Use a magia da Terra do Nunca, para encantar os homens e despertar o sonho adormecido de um mundo mais unido, mais bonito e mais justo para todos.

Aguardo sua resposta, confiando na sua perspicácia!

Beijos de sua amiga, Bruna

 

Texto livre:

Você escolhe o assunto sobre o qual quer escrever. Depois é só enviar pra gente e aguardar nosso contato. Se quiser, envie também foto e/ou ilustração.

Veja as dicas na seção Aqui você é o repóter.

Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção. Aguarde nosso contato.
 
Conheça o portfólio