Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

A Copa 2006 em Portugal

Camila Miret
26 anos, Engenheira de alimentos
Lisboa - Portugal

Enviado em 20/07/2006

Tudo começou em 2003, quando o recém campeão mundial Luiz Felipe Scolari chegou a Portugal para comandar a seleção nacional. Felipão, carinhosamente conhecido aqui como “Mister” ou simplesmente Scolari, sentiu-se logo em casa e recebeu a atenção da população.

A seleção portuguesa nunca teve grande destaque nas principais competições, mas as coisas mudaram na Eurocopa 2004. Portugal foi a sede do evento, que teve muito sucesso na organização (há quem diga que foi a melhor de todos os tempos), na divulgação e no público participante, e ainda recebeu vários elogios da imprensa de todo o mundo.

Portugal chegou à final, depois de ter derrotado a Inglaterra nas quartas-de-final e a Holanda na semifinal, dois jogos eletrizantes e que foram um verdadeiro teste para cardíacos. Foi uma grande festa, havia bandeiras penduradas nas janelas em toda a parte do país. Todos saíram às ruas para gritar, buzinar, comemorar e se reunir com os amigos para beber uma cervejinha.

A única coisa que aqui não é comum é o uso de fogos de artifício por parte da população em geral, como vemos no Brasil. Até as velhinhas, que normalmente não ligam para futebol, entraram no ritmo. Infelizmente, Portugal perdeu por 1x0 para a Grécia na final. Mesmo com a grande tristeza dessa derrota, o apoio a Felipão continuou.

Veio então a classificação para a Copa do Mundo 2006, na Alemanha. As bandeiras novamente começaram a aparecer nas janelas, os bares ficaram lotados em dias de jogos (o verão, o calor e os longos dias – o sol se põe depois das 21h nesta época do ano – animam o povo a sair de casa) e os programas televisivos, artistas e famosos incentivaram bastante a seleção.

Mas para a imprensa alemã e do restante do mundo, Portugal aparecia como um time que poderia dar trabalho, mas nunca imaginaram que derrotaria novamente a Holanda e a Inglaterra, e chegaria à semifinal.

A própria seleção portuguesa não tinha grandes pretensões de ganhar a Copa e nem chegar assim tão longe, mas não deixaram de lutar ou de acreditar até o último instante. Um feito semelhante a esse nos Mundiais foi em 1966, quando a seleção portuguesa conquistou o terceiro lugar.

Durante o campeonato, falou-se muito na possibilidade de Scolari voltar ao Brasil ou passar a comandar a seleção inglesa. O mistério continuou até o término da competição. Mesmo tendo terminado esta Copa 2006 em quarto lugar, Felipão e a seleção foram recebidos de volta com muita festa e muito carinho por parte dos torcedores.

Para a grande alegria dos portugueses, Felipão renovou o contrato até julho de 2008, e continuará à frente da seleção. Vamos torcer para que ele continue fazendo um bom trabalho, e que possa trazer outras alegrias ao futebol português.

COMENTARISTAS DA COPA
Conheça o portfólio