Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03
O que fazer nas férias?

Mariana da Luz Ferreira
19 anos, 2ºano Turismo -Centro Universitário Senac

São Paulo - capital

Dicas na cidade de São Paulo

Esta é uma pergunta muito comum, principalmente quando o final do semestre se aproxima. Para aqueles que ainda não têm um lugar definido para passar as férias, seguem dicas de passeios para não ficar em casa e curtir o mês de várias formas.

A cidade de São Paulo é rica em lugares para serem visitados e normalmente são desconhecidos pelos próprios paulistanos. Por abrigar cerca de 10 mil restaurantes, 70 teatros, 120 cinemas, 40 museus, além de diversos shoppings centers, pode ser considerada um dos principais destinos do país em diversos segmentos do turismo.

Primeiramente, seguem algumas opções culturais. O MASP, considerado por muitos o melhor museu da América Latina, é uma boa pedida. Ele possui obras de artistas como Tarsila do Amaral, Van Gogh, Cândido Portinari, entre outros artistas.
Lá, você pode ver também exposições temporárias. Está ocorrendo até agosto uma mostra do artista francês Edgar Degas, importante pintor e escultor do século XIX, com bailarinas de bronze e outras de suas obras. Uma dica é visitar o MASP às terças-feiras, quando a entrada é gratuita. Ótima opção para quem está com a grana curta. Mas se quiser aproveitar a visita para fazer compras, vá de domingo e participe da feira de artesanato instalada no vão livre do museu.

Na mesma linha, existem a Pinacoteca, o Museu Paulista, o Museu da Imagem e do Som, o Museu de São Paulo, o Museu Biológico do Instituto Butantã, o Museu do Folclore, Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), a Bienal, o Museu Lasar Segal e o Museu da Língua Portuguesa, que foi recém-inaugurado na Estação da Luz.

Caso a escolha seja por este último, é interessante dar uma passadinha também na Sala São Paulo, localizada dentro da Estação Júlio Prestes. Devido a sua arrojada estrutura, não se ouve um só ruído produzido pelos trens e pode ser adaptada de acordo com cada concerto. Por conta disso, ela é considerada uma das salas mais modernas do mundo.

Se a intenção é praticar exercícios físicos, vá ao Parque do Ibirapuera, alugue bicicletas, descanse vendo a lagoa e assista ao show de luzes que destaca o chafariz a partir das 20 horas. Vale a pena observar a sincronia das águas, luzes e música.

Para quem gosta de animais, o zoológico é uma boa opção. Lá, é possível observar as mais diversas espécies em ambientes similares aos seus hábitats naturais. Caso o metrô seja o transporte escolhido, pare no terminal Jabaquara e siga com o micro ônibus que faz o traslado até o local. É muito simples.

Perto dali, existe também o Zôo Safári. Nele, os animais ficam soltos e os visitantes dentro dos carros. Para quem não tem automóvel próprio, há a possibilidade de fazer a visita com vans do local.

Mas como não é só de cultura e história que vive o homem, um pouco de diversão não faz mal a ninguém. Existem lugares que simulam uma guerra, os conhecidos paintballs. Os participantes são divididos em duas equipes para guerrear usando armas munidas com tinta. Há um campo de batalha perto do bairro de Veleiros, na região sul de São Paulo.

Outro aspecto interessante da cidade é a vida noturna. Os bairros de Moema e Vila Olímpia são os mais indicados para quem quer curtir a noite, que só acaba quando o último cliente vai embora. No local, você encontra os mais diferentes estilos: baladas de black, pop, rock, reggae, forró, samba, MPB, música eletrônica, entre outros.

Aproveitem para sair da rotina! Boas férias.

FÉRIAS
 
Conheça o portfólio