Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03
Intercâmbio Canadá

Depoimento enviado por Ana Carolina Fonseca
17 anos, 2° E.M. Colégio Santo Américo

São Paulo - capital

Antes de viver outras experiências, sempre confiamos em que o que vivemos é o certo, o normal. E isso é uma idéia muito difícil de ser tirada das nossas cabeças, a não ser quando vivenciamos outras coisas. E a função de qualquer intercâmbio é essa, ter uma nova experiência, para a partir daí podermos respeitar, mais, o diferente.

A escolha do lugar influencia muito na sua experiência. Sempre tive a idéia de que ir para um lugar bem diferente do que vivo seria o melhor . Só assim, poderia ver o que de tão diferente, separava o mundo que eu vivia, do mundo que estava me esperando lá fora. Quando me perguntam, sempre digo, que a minha experiência foi perfeita, e que realmente eu só tenho a agradecer a todos que deram força, para eu decidir o que eu queria.

Estava no Segundo ano do Ensino Médio, e por isso deveria entrar em um programa de High School. Foi aí que começaram as buscas. Primeiro, decidi que queria ir para o Canadá. Mas, num país tão grande, tinha que escolher, para que lado, e que tipo de cidade iria. Decidi, então, que mais me agradava a parte oeste, e mais ainda, a parte das montanhas, onde eu poderia esquiar quando quisesse (um dos pré-requisitos da viagem!).

Logo, através de uma agência de intercâmbio, fui apresentada a um coordenador do programa canadense, e ele me explicou como seria todo o esquema por lá, me mostrou fotos, e eu fiquei encantada com a pequena cidade (18 mil habitantes) que eu estava a caminho. Decidido então o local, tudo ficou mais fácil.

A pequena cidade era localizada em British Columbia (Colômbia Britânica), a província mais a oeste do Canadá. Assim que cheguei fiquei encantada com a maior cidade das Montanhas Rochosas, Cranbrook. Logo fui recebida por vários representantes do colégio, e pela minha host-family, fiquei em uma casa de família.

Minha experiência com aquela família foi incrível. Apesar de ver como é a vida em uma família bem diferente da minha, percebemos que apesar de estarmos do outro lado do mundo, temos valores bem parecidos. Viajamos bastante por aquela região das montanhas, conheci todas aquelas pequenas cidades, que são super charmosas.


A maioria dos intercambistas viaja bastante por todo o país que visitam, comigo foi diferente. Resolvi me integrar bastante naquela comunidade, tanto na escola, como em trabalhos sociais da cidade, ou do grupo de intercâmbio.

Logo no começo, fiz várias amizades, todos intercambistas, do Japão, Alemanha, Holanda, Síria, Austrália, México, e Brasil. E com eles, fiz vários programas por ali, viajamos para cidades próximas, esquiamos todos os finais de semana! Curtimos ao máximo!

Outro grupo que fiz, foi no teatro da escola, e isso foi com certeza uma das melhores coisas que fiz! Fazia os cenários do teatro, e com isso fiquei amiga de todos que se envolviam nesse projeto! Viajamos para ver peças, filmes e festivais! E isso é uma boa dica, que sempre que eu posso eu dou! Entrar em um grupo desse tipo, seja de teatro, música, esporte, pois eles sempre viajam, e é uma delícia ver coisas novas!

O Canadá é cheio de diferentes culturas, climas, e paisagens! Na verdade, como nós falamos, lá tem um pouquinho de tudo! É um país super receptivo e as pessoas mais ainda. Eles fazem de tudo para receber o estrangeiro o melhor possível. E além de ter a maior boa vontade em mostrar a cultura deles, eles têm o maior interesse em aprender sobre a nossa cultura. Eles adoram brasileiros, nos acham divertidos e procuram sempre estar por perto!

Apesar do frio que enfrentei, tudo valeu muito a pena. Cada paisagem de fazer qualquer um parar tudo para ver. Mesmo com 2 graus negativos, às vezes, ficava do lado de fora de casa só para admirar as montanhas que rodeavam a cidade.
Outra vantagem do Canadá é a tranqüilidade, mesmo nas cidades grandes, estamos seguros. Muitas vezes voltava à noite para casa, de ônibus, sem problema algum. Além de ficar mais tranqüila, isso deixava meus pais aqui no Brasil bem mais calmos.

A cada dia fui reparando uma coisa nova, maravilhosa daquele país, ou uma mudança de estação (que lá realmente ocorre!!), ou um jeito que eles me recebiam em um ambiente novo, ou uma nova paisagem que descobria!
Hoje, sinto muitas saudades daquela vida, e com certeza voltarei lá para rever o lugar em que muitas histórias ocorreram em apenas 5 meses!

 
Pois é: intercâmbio!

Você já pensou nisso ou já participou de um intercâmbio?

Se já participou, que tal contar um pouco da sua experiência? Se não, vai ver como é legal ouvir as histórias de quem já fez!

Você pode ter dicas ótimas e assim contribur com quem está querendo programar um intercâmbio.
Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção. Aguarde nosso contato.
 
Conheça o portfólio