Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03
Entre a Paixão e a Competição

Luiz Felipe de Oliveira Castro
3º ano E.M. Colégio Montessori Santa Terezinha  

O futebol, inventado pelos ingleses, no final do século XIX, se tornou em pouco tempo o esporte mais popular e apaixonante do planeta. Como qualquer outro esporte, tem suas regras, seus atletas, suas competições, seu mercado, e faz bem à saúde. Mas o que o diferencia da maioria dos outros esportes e o torna tão especial, sobretudo no Brasil?

A Copa do Mundo de futebol, evento que acontece de 4 em 4 anos, é mais popular e assistida até mesmo do que as Olimpíadas, evento criado na Grécia há séculos e que envolve inúmeros esportes.

Talvez o que o torne tão especial e popular seja o fato de poder ser praticado em qualquer lugar, basta haver uma bola, ou algo semelhante, e um piso qualquer. Talvez esse seja o motivo de o Brasil ser o país do futebol, e não o país do tênis ou do golfe. Aqui, ruas viram Maracanãs, chinelos viram traves, meias viram bolas e diversão vira paixão.

O Brasil é um país que respira futebol, e não apenas em anos de Copa, onde o país inteiro pára para assistir os jogos. Futebol aqui é cultura, para muitos até uma religião. É capaz de criar uma enorme rivalidade entre países vizinhos que, na verdade, jamais tiveram conflitos políticos. E esses fatores nos tornam o maior vencedor de Copas, maior exportador de talentos desse esporte no mundo, e tão apaixonados por ele.

Por ser assim, não escolher raça, credo, condições financeiras, o futebol não envolve apenas competição. Envolve também paixão, emoção, cultura, mais do que qualquer outro esporte. Capaz de paralisar guerras, unir pessoas completamente diferentes, e levar sorrisos aos rostos de crianças e adultos, em todas as partes do mundo.

COLÉGIO MONTESSORI SANTA TEREZINHA
INSTITUTO DE ENSINO BARÃO DE MAUÁ
 
Conheça o portfólio