Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Bandas independentes buscam espaço no mundo digital

Raul Fernandes
19 anos, 2° ano Jornalismo-Mackenzie
Guarulhos - São Paulo

Nenhuma forma de arte se adaptou tanto ao modelo capitalista quanto a música. As bandas que vivem no cenário independente protagonizam algumas situações decorrentes dessa mudança, com alguns problemas e poucas soluções. Mas todas elas sobrevivem, mesmo que por pouco tempo.

O fato de dependerem de gravadoras para fazer sucesso não é um problema impossível de ser superado. Com o surgimento da gravação digital, o custo de um CD barateou o suficiente para que a maioria dos grupos tenha alguma música do seu material gravada.

A banda The Dead Phones que vive no mundo independente desde 2002, gravou um CD demo no seu primeiro ano de vida e deve a esse barateamento a sua gravação. Bruno Palma, vocalista e guitarrista da banda, falou sobre as soluções da gravação digital: "Cada vez mais as pessoas gravam por conta. A gravação digital é de qualidade e em qualquer quarto, com um pouco de improviso, pode ser feita”.

Outro exemplo de sucesso em gravações independentes se trata da banda Cipriana, no cenário desde dois mil e um. Seus integrantes bancaram suas três gravações. Guilherme Lima Viviani, vocalista e guitarrista, garante que quando bem produzido, o CD pode ser vendido junto aos de bandas famosas sem problema: "Na nossa primeira gravação demos muita sorte, mas as outras ficaram boas e, no entanto, financeiramente nos prejudicou muito”. Com o material gravado, o problema passa a ser a divulgação. O contato com o público é que vende os CDs e divulga a banda.”

Alex Frazão, baterista e vocalista do Cipriana é um exemplo disso, mas garante que não é tão fácil se apresentar: "Ah cara, são poucos os lugares que contratam bandas independentes com trabalho próprio. A maioria quer pagar muito pouco ou quer que músicas de outras bandas sejam incorporadas ao repertório".

Mais uma vez a solução é digital. Com a Internet, muitos canais foram abertos e existem várias páginas, incorporadas a grandes portais, que abrem espaço para os independentes.

As bandas que citamos nessa matéria buscaram esse caminho para serem conhecidas. The Dead Phones pode ser ouvido no www.tramavirtual.com.br/the_dead_phones e Cipriana no www.bandasdegaragem.com.br/cipriana.

Vale a pena conferir o trabalho de quem faz música por conta e por prazer!

 
Som é som! Mas cada um tem o seu, claro. Aqui tem pra todos!

Se você adora música, escolha uma história para nos contar. Se tiver uma banda, conte alguma coisa sobre ela.

Ah! Se quiser comentar sobre algum grupo musical ou algum show que esteja rolando na cidade, pode também nos enviar. Vamos ouvir sua melodia.
Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção.
 
Conheça o portfólio