Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Afinal, o que é Filosofia?

João Batista Gomes Macedo
25 anos, 3º ano Filosofia-São Camilo/SP
São Paulo - capital

Hoje, fala-se muito sobre Filosofia. Em todas as mídias, sejam elas impressas ou televisivas, a todo momento somos “bombardeados” com um novo quadro, uma nova coluna ou até mesmo um novo programa que trata de assuntos da esfera filosófica. Daí nasce a vontade de discutir sobre o que realmente vem a ser Filosofia.

O nascimento da Filosofia dá-se com os gregos, com Pitágoras, pois a ele é atribuída a criação da palavra “filosofia”. Ao analisar os jogos olímpicos, dizia que até os jogos iam além dos competidores e comerciantes, os que queriam saber e para tanto precisavam avaliar perceber e contemplar. Estes eram os filósofos.

A partir de então, a Filosofia começa a se organizar e tem início a era dos “filósofos da natureza”, comumente conhecidos como pré-socráticos. São chamados pré-socráticos porque antecedem Sócrates e naturalistas por tentarem explicar a natureza a partir dela mesma, ou seja, buscam entender os fenômenos com base em causas naturais.

Em seguida vem um momento de mais distanciamento desta visão, que chamamos de período clássico cujo maior ícone é Sócrates. Ele e seus discípulos tendem para a abstração conceitual que se desenvolve com Platão e Aristóteles.

Porém, a partir do século XIX da era cristã é dada uma terceira etapa da filosofia, a contemporânea. Neste momento trata-se de assuntos mais específicos como verdade, justiça, bem , mal e beleza, por exemplo.

Este é um panorama da história da filosofia, no entanto ainda não foi respondida a pergunta: o que é Filosofia? Diria, sem pretensão de chegar a uma resposta definitiva, que a Filosofia é apenas a tentativa de fazer um discurso coerente do mundo, sem pressa, sem ponto de chegada.

Este comentário nos dias atuais se torna quase que incompreendido, pois estamos na era do imediatismo, em que tudo é pra ontem, em que as coisas que fazemos devem ter resultados rápidos e nos proporcionar bons lucros. A Filosofia, diria Marilena Chaui, é como a Arte. Tem sua finalidade nela mesma.

 

Texto livre:

Você escolhe o assunto sobre o qual quer escrever. Depois é só enviar pra gente e aguardar nosso contato. Se quiser, envie também foto e/ou ilustração.

Veja as dicas na seção Aqui você é o repóter.

Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção. Aguarde nosso contato.
 
Conheça o portfólio