Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
semanasp04_tatuape_brasilis03.php
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Aqüífero Guarani


O Aqüífero Guarani é o mais importante reservatório de água subterrânea da América do Sul, abrangendo o território de quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com uma estimativa de 1.200.000 km2. O Aqüífero Guarani constitui, portanto, uma das maiores reservas de água subterrânea da Terra.

 

1. Sob o Estado de São Paulo, além do Aqüífero Guarani existe também o Aqüífero Bauru, que se formou mais tarde. É um reservatório muito menor.

2. A água escorreu lentamente pelos poros da pedra e demorou décadas para avançar algumas centenas de metros. Nesse caminho ela foi filtrada.

3. Nas margens do aqüífero, a erosão deixa à mostra pedaços do arenito. São os chamados afloramentos. É por eles que a chuva entra.

4. A cada 100 m de profundidade, a temperatura do solo sobe 3°C. Assim, a água mais profunda fica aquecida. Nessa altura, está a 50°C.

 

O aqüífero é uma rocha cujos poros são cheios de água. Termos como aqüífero e lençóis de água subterrânea fazem muita gente pensar numa gigantesca piscina ou caverna repleta de água a centenas de metros de profundidade mas não é bem assim: a melhor comparação, na realidade é com uma esponja. Só que para retirar a água, em vez de espremer esta rocha, é preciso perfurá-la e fazer um poço.

 

Envie esta notícia para um amigo

ESTAÇÃO METRÔ TATUAPÉ

Vídeo

Bel Bechara e Sandro Serpa

EXPOSIÇÃO:

Água Brasilis

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.