O Aqüífero Guarani é o mais importante reservatório de água subterrânea da América do Sul, abrangendo o território de quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com uma estimativa de 1.200.000 km2. O Aqüífero Guarani constitui, portanto, uma das maiores reservas de água subterrânea da Terra.
1. Sob o Estado de São Paulo, além do Aqüífero Guarani existe também o Aqüífero Bauru, que se formou mais tarde. É um reservatório muito menor.
2. A água escorreu lentamente pelos poros da pedra e demorou décadas para avançar algumas centenas de metros. Nesse caminho ela foi filtrada.
3. Nas margens do aqüífero, a erosão deixa à mostra pedaços do arenito. São os chamados afloramentos. É por eles que a chuva entra.
4. A cada 100 m de profundidade, a temperatura do solo sobe 3°C. Assim, a água mais profunda fica aquecida. Nessa altura, está a 50°C.
O aqüífero é uma rocha cujos poros são cheios de água. Termos como aqüífero e lençóis de água subterrânea fazem muita gente pensar numa gigantesca piscina ou caverna repleta de água a centenas de metros de profundidade mas não é bem assim: a melhor comparação, na realidade é com uma esponja. Só que para retirar a água, em vez de espremer esta rocha, é preciso perfurá-la e fazer um poço.
Envie esta notícia para um amigo
|